Acordo de cooperação em saúde e serviços sociais com o Brasil

O ministro da Saúde e dos Serviços Sociais do Québec, Réjean Hébert, assinou recentemente, acordo de cooperação com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde do Brasil (CONASS), representado por seu presidente, Wilson Duarte Alecrim. Entre os seus objetivos estão a promoção  da cooperação e dos intercâmbios em alguns eixos prioritários, como:

  • A promoção e a proteção da saúde;
  • A prevenção e o tratamento das doenças crônicas e das dependência;
  • As condições de vida  e os cuidados à infância;
  • A melhoria dos serviços de atenção primária;
  • A integração entre a atenção primária e a atenção especializada;
  • O financiamento dos sistemas de saúde e os modos de remuneração;
  • A melhoria contínua da qualidade e do desempenho, e
  • Os sistemas de informação, a telessaúde, o prontuário eletrônico e o @saude

Uma colaboração que continua

Iniciado em 2004, a partir da parceria entre as instituições, o acordo possibilitou inúmeras trocas de informação e de boas práticas, assim como várias visitas de delegações brasileiras ao Québec e missões quebequenses ao Brasil e compreende modalidades de aplicação que tornarão mais fácil sua implementação.

Estão previstos intercâmbios anuais entre o MSSS e o CONASS a fim de determinar os temas prioritários de cooperação bilateral e as atividades a eles relacionadas.

É importante ressaltar que os sistemas de saúde do Québec e do Brasil têm vários princípios comuns, tais como a universalidade, a equidade, a integralidade, a hierarquização dos serviços e enfrentam, por isso mesmo, desafios similares.


Missão do CONASS

O CONASS tem, entre as suas missões, representar os interesses conjuntos dos secretários estaduais de saúde do Brasil em suas relações com os níveis federal e municipal no que respeita a gestão do SUS, bem como colaborar na construção de estratégias e soluções para os problemas encontrados em seu interior.

Para mais informações ou apresentação de propostas de atividades, entrar em contato com o assessor para Relações Internacionais do CONASS, Fernando Cupertino – fernando.cupertino@conass.org.br .

Acesse também: http://www.mrifce.gouv.qc.ca/fr/salle-de-presse/actualites/12353