Acre – Boletim Informativo e-Transitar – 2º Quadrimestre de 2021
Algumas ações foram realizadas no período de maio a agosto de 2021 dentre elas podemos destacar duas reuniões do Comitê Estadual do Programa Vida no Trânsito – CEPVT.
A primeira reunião contou com a participação do Diretor do Detran/AC, no qual discorreu sobre as principais alterações do Código de Trânsito Brasileiro- CTB resultando em um nivelamento de informações entre os membros participantes.
A segunda reunião realizada teve como pauta a apresentação de modelos de plano integrado de ações do PVT para fundamentar a elaboração do Plano de Ação Integrado Estadual para o ano de 2022.
E ainda como cumprimento do planejamento anual visando a expansão do PVT no estado do Acre, a equipe técnica se deslocou para o município de Cruzeiro do Sul, onde realizou uma reunião de sensibilzação de profissionais e gestores objetivando a implantação do Programa Vida no Trânsito.
Foi realizada uma mobilização em alusão ao dia do motociclista que contou com a iniciativa da Polícia Rodoviária Federal em parceria com o Detran-AC, PVT municipal de Rio Branco, Batalhão de Trânsito da Polícia Militar-Bptran, onde várias atividades foram desenvolvidas dentre elas blitz e palestras educativas com a entrega de brindes aos motociclistas abordados.
Realizada web-reunião com consultora do Conselho Nacional e Secretários de Saúde (CONASS), Mércia Gomes O Carvalho no dia 06/07/2021 para preparação da Programação da visita técnica ao município de Cruzeiro do Sul para discutir possibilidades de implanatação do PVT municipal.
Projeto Enfrentamento à Morbimortalidade por AT – CONASS
O Estado do ACRE vem participando ativamente das web-reuniões do Projeto Enfrentamento à Morbimortalidade por AT – CONASS, além de contatos individuais com a consultora do projeto e tivemos 3 web-reuniões do grupo para trocas de experiências e dicutirmos temas relevantes conforme registros abaixo:
DATA: 15/06/2021 – Web-reunião de trabalho do Grupo
DATA: 13/07/2021 – Web-reunião temática: Fortalecimento da Rede Intersetorial no Enfrentamento à Morbimortalidade por AT
DATA: 12/08/2021 – Web-reunião temática: A importância do Advocacy no Enfrentamento à Morbimortalidade por AT
—
Fonte: SES/AC