Acre – Campanha contra paralisia infantil termina na próxima sexta-feira

A campanha de vacinação contra a paralisia infantil termina nesta sexta-feira, 21. A secretária de Estado de Saúde, Suely Melo, alerta os pais ou responsáveis que não deixem de levar as crianças maiores de 6 meses e menores de 5 anos aos Centros de Saúde para que as mesmas sejam imunizadas contra a doença. Até o momento foram vacinadas um pouco mais de 40 mil crianças sendo que a meta do estado é a imunização de 76 mil, o equivalente a 100% do público alvo.

De acordo com o gerente estadual de Imunização e Rede de Frio, Ivan Galvão, a procura pelo serviço não está  sendo satisfatória, tendo em vista que faltam menos de cinco dias para o término da campanha e o Acre ainda não alcançou a meta preconizada.
“Nós ainda estamos com um índice baixo de cobertura vacinal. Nossa maior dificuldade é conscientizar os pais ou responsáveis de que a vacina é importante para a saúde de seus filhos. A demanda espontânea tem sido pouca, eles não estão procurando o serviço nos centros de saúde”, alerta Galvão.

Ivan ressalta que a vacina é segura e os efeitos colaterais são extremamente raros. Além da vacina contra a poliomielite, os pais ou responsáveis que levarem a caderneta de vacinação de seus filhos nas Unidades Básicas de Saúde poderão aproveitar para atualizar as doses de outros tipos de vacinas que estejam em atraso.

Já a secretária Suely Melo convida os pais e responsáveis de crianças que estão dentro da faixa etária priorizada para a vacinação a comparecerem a um dos 305 postos disponíveis – distribuídos nos 22 municípios do estado, levando seus filhos para receber a dose da vacina.
Suely Melo alerta ainda que, embora a doença esteja erradicada no Brasil, desde 1989, em 16 países do mundo ainda apresentam casos de paralisia infantil, portanto é necessário que se mantenha o esquema de vacinação anual.

“O Estado do Acre tem alcançado sua meta. Ano passado, foram vacinadas pouco mais de 78 mil crianças, ou seja, 96% de cobertura vacinal. Este ano, a campanha começou dia 8 de junho e termina dia 21 e, até agora, só foram imunizados 53,60%, dos 95% que precisamos vacinar. Com apenas duas gotinhas podemos proteger nossas crianças da paralisia infantil”, incentiva Suely.

Mônica Araújo (Assessoria Sesacre)