Esta semana os técnicos do Conass, Sandro Terabe e Adriano Salgado, foram para o Acre onde realizaram, na Secretaria Estadual de Saúde (SES/AC), uma oficina para a construção de um centro de inteligência para o estado, por meio do Centro de Inteligência da Gestão Estadual do SUS (Cieges), a primeira na região norte do Brasil.
O secretário de Saúde, Pedro Pascal, destacou que o através da ferramenta o estado poderá oferecer um monitoramento melhor da situação da saúde no estado aprimorando as estratégias de gestão. “A equipe do Conass reuniu todas as equipes técnicas que estruturar a nossa Central de Inteligência Estadual. Fica o meu agradecimento, pois através desta ferramenta nós poderemos ter, em tempo real, um monitoramento da nossa situação de saúde”, destaca.
O Cieges busca apoiar a construção de uma inteligência gestora estadual, construindo conhecimento por meio da informação gerada a partir dos dados, visando facilitar o acesso a um conjunto de informações para subsidiar a tomada de decisão e a consulta de dados.