Acre – Saúde Itinerante atende mais de 40 mil pessoas em três anos

Nos últimos três anos, o governo do Estado intensificou os trabalhos desenvolvidos pela equipe do programa Saúde Itinerante. Em todos os fins de semana, os profissionais levam atendimento médico especializado aos municípios.

 

Em 2011, o programa registrou mais de 12 mil atendimentos, no ano seguinte foram mais de 11 mil. De janeiro a outubro de 2013, este número saltou para mais de 17 mil. Neste período, foram mais de 10 mil procedimentos, como exames e cirurgias, e um total de 40,8 mil pessoas atendidas.

 

O Saúde Itinerante existe há mais de 13 anos e tem como principal foco levar atendimentos, consultas e exames à população de locais de difícil acesso, como ribeirinhos, moradores da zona rural (colônias, vilas, colocações e seringais distantes) e população indígena.

 

“Tenho um imenso orgulho em trabalhar nesse programa, que ajuda a salvar vidas. No decorrer desses anos, ouvimos diversas histórias e conhecemos várias pessoas, muitas até nos consideram parte da família”, comenta a gerente do Saúde Itinerante, Celene Maia.

 

Celene explica que não é fácil realizar o programa, por causa da logística que envolve levar à população todo o aparato de atendimento médico. “Um dia antes, preparamos todos os insumos e medicamentos que iremos levar. Deslocamo-nos de carro, barco ou avião. O importante é garantir que as pessoas tenham acesso aos serviços de saúde que o governo oferece”, explica.

 

Atendimentos ofertados

 

Os profissionais de saúde do programa ofertam consultas de clínica geral, clínica médica, gastroenterologia, ginecologia, pediatria e dermatologia, além da realização de exames preventivos, laboratoriais, ultrassonografias e eletrocardiogramas, e mutirões de cirurgias, como hérnia, apêndice e vesícula, por exemplo.

 

 

 

SES/AC – Marcelo Torres