Agência Transfusional é aberta no Hospital Regional de Propriá

O serviço funciona em parceria com o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose)

O Hospital Regional de Propriá, equipamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES), conta agora com uma Agência Transfusional (AT). O serviço, em funcionamento desde a última sexta-feira, 24, funciona intrahospitalar para receber solicitações e atender a demanda de transfusão de hemocomponentes para pacientes assistidos na rede hospitalar do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para abertura do serviço, em parceria com o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), unidade gerida pela Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), o hemocentro disponibilizou câmara de conservação, freezer -30º, agitador de plaquetas, centrífuga de tubos, centrífuga e incubadora de cartão, banho maria, pipetas, estações de trabalho, dispenser, termogigrômetro e termômetros. A unidade realizou também o treinamento dos profissionais responsáveis pelos testes pré-transfusionais.

Segundo a gerente do Hemorrede, Mariamalia Newton Andrade, o Hemose levou insumos, reagentes e formulários de trabalho para operacionalizar a Agência Transfusional. “A Secretaria de Estado da Saúde fez a seleção de funcionários que lá estão alocados, cabendo à Fundação de Saúde Parreiras Horta, por meio da gerência da Hemorrede, fazer a capacitação de pessoal desta agência. É um grande avanço para aquela regional que também é responsável pelos atendimentos dos municípios vizinhos”, destacou a médica.

Ela informou ainda que, antes da abertura da AT, o hemocentro realizou o treinamento de técnicos e demais profissionais que assumiram essa nova atividade. “A agência já está funcionando com a equipe devidamente qualificada e o estoque de sangue direcionado para esta AT cumpre levantamento feito no número de transfusões, nos últimos três meses, no Hospital Regional de Propriá”, justificou.

Já a diretora de Atenção Especializada em Saúde, Marli Francisca, destacou a importância da nova implantação. “A abertura da Agência Transfusional do Hospital Regional de Propriá é fundamental para fortalecer e descentralizar o serviço, a fim de que essa oferta chegue de forma mais rápida ao usuário, possibilitando uma qualidade maior no atendimento sem precisar que o paciente se desloque para a capital. É um grande avanço para a SES em parceria com o Hemose e hoje temos a grata satisfação se ver vidas sendo salvas devido à celeridade do serviço que agora é contemplado no Hospital Regional de Propriá”, ressaltou a diretora.

Serviço

Nas agências transfusionais são realizados serviços relacionados à prática hemoterápica, como o armazenamento de componentes do sangue – plaquetas, hemácias e plasma, testes para verificar compatibilidade entre a bolsa de sangue e o receptor, além de transfusões sanguíneas liberadas, mediante solicitação do médico da unidade hospitalar, com a retaguarda do hemocentro de Sergipe.

Fonte: SES/SE