AGENDA 19/04 – Possibilidades comunicativas para a participação social em saúde é tema da live promovida pelo CNS e OPAS/OMS Brasil

A primeira live para o intercâmbio de conhecimentos do Laboratório de Inovação Latino-Americano de Práticas de Participação Social em Saúde abordará como tema  “Possibilidades comunicativas para a Participação Social em Saúde”, a realizar-se no  dia 19 de abril, às 16h, no Canal do Portal da Inovação na Gestão do SUS no YouTube, em português, e em espanhol.

As cinco experiências convidadas foram homologadas pela comissão avaliadora do Laboratório e são provenientes dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia. A live será aberta ao público que poderá enviar perguntas via chat no YouTube.

A atividade será a primeira do ciclo de seis lives para a troca de conhecimentos e vivências entre os autores participantes do Laboratório, uma iniciativa promovida pela Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil, pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), com a parceria do Centro de Educação e Assessoramento Popular (CEAP). O objetivo da atividade é promover trocas e aprendizados entre as experiências de diversas partes do Brasil, visando potencializar ações locais, regionais, nacionais e, também, internacionais de práticas de participação social em saúde.

A moderação será realizada pelo oficial de Sistemas e Serviços de Saúde da Organização OPAS/OMS no Brasil, Fernando Leles. A debatedora será a conselheira nacional do CNS, Francisca Valda da Silva, e como comentarista, Rodrigo Silveira, pesquisador do CEAP.

As experiências convidadas são:

“Documentário realizado por pessoas usuárias da Rede de Atenção Psicossocial Osasco” – São Paulo

Autor: Eduardo Real. Conselheiro Municipal de Saúde Osasco e Usuário do CAPS AD Osasco.

“Radionovela: No AR Posithivas na Prevenção” – Minas Gerais

Autora: Renata Soares. Secretaria Política do Movimento Nacional de Cidadãs Posithivas – MNCP.

“Comitê Comunitário Virtual: Experiência de Controle Social no Monitoramento de Ações de enfrentamento da Covid-19 nos bairros populares de Salvador” – Bahia

Autora: Fabiana Palma. Integrante do Grupo Impulsor do Comitê Comunitário.

“Projeto de Desenvolvimento de Práticas Inovadoras Aplicadas ao Conselho Estadual de Saúde do Espírito Santo” – Espírito Santo

Autora: Juliana Wahl. Analista de Políticas Sociais e consultora técnica do Ministério da Saúde na SAPS.

“Guia do SUS: instrumento para acesso ágil e oportuno à Rede de Atenção à Saúde” – Minas Gerais

Autora: Rita Costa. Consultora em Gestão e Planejamento em Saúde na                                               Secretaria Municipal de Saúde de Sarzedo/MG.

Para acompanhar as atividades do LIS e conhecer as experiências homologadas, acesse: https://apsredes.org/liscns/

Fonte: APS Redes