Agenda de eficiência para o SUS

A edição n. 18 da Revista Consensus, cujo conteúdo está descrito abaixo, foi lançada agora a pouco, durante a Assembleia do CONASS. Confira:

Muitos são os desafios da saúde além do que se vê noticiado diariamente. A gestão do SUS é complexa e permeada por atividades diversas, de naturezas distintas. São volumosas responsabilidades administrativas e financeiras, sem falar dos recursos humanos e da principal atuação de uma secretaria de saúde que é prestar assistência à saúde da população. Por sua vez, o financiamento do setor anda na contramão de suas necessidades, acentuando o momento de crise que aflige o país em todos os âmbitos.

O SUS, com apenas 27 anos de existência, já colecionou muitas vitórias e enfrentou inúmeras dificuldades. É um sistema robusto, abrangente e bem sedimentado. No entanto, assim como todo sistema, de tempos em tempos precisa ser avaliado, ponderado e porque não dizer modificado.

Num cenário de crise econômica e fiscal é praticamente impossível vislumbrar o aumento de recursos financeiros. A ordem, portanto, é aumentar a produtividade dos recursos existentes buscando ganhos de eficiência e de qualidade. Para tanto, é preciso centrar forças no planejamento e na capacitação a fim de otimizar a utilização dos recursos e melhorar a sua gestão.

Na entrevista desta edição, o especialista em Planejamento de Sistema de Saúde, Eugênio Vilaça Mendes, propõe e explica as mudanças tanto no modelo de atenção à saúde, quanto nos modelos de gestão e de financiamento do sistema, imprescindíveis para seu funcionamento.

Esta também é a temática que abordamos na matéria de capa, apresentando a agenda de eficiência para o SUS na qual a assessoria técnica do CONASS está trabalhando no intuito implantar o Programa de Apoio às Secretarias Estaduais de Saúde.

Apresentamos também os artigos dos professores Mário Fresta e Marta Temido, expoentes da saúde pública no âmbito da lusofonia. Ambos, escritos em português de Portugal, abordam temas já publicados na Revista Consensus, contextualizando-os na perspectiva da realidade de seus países. Os artigos fazem parte da série Leiass (Linha Editorial Internacional de Apoio aos Sistemas de Saúde), realizada pelo CONASS em parceria com o Instituto de Higiene e Medicina Tropical de Lisboa.

Acesse em https://www.conass.org.br/consensus/category/edicao-18/