O Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários foi o primeiro sistema do setor público a receber o selo de qualidade com o grau de qualidade NGS1

Brasília (DF) – O Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU), desenvolvido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu o certificado da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) com o selo de excelência.
O AGHU foi o primeiro sistema do setor público a ser certificado pela SBIS com o grau de qualidade Nível de Garantia de Segurança 1 (NGS1), que sintetiza os critérios aplicáveis a cada estágio de maturidade da categoria Segurança da Informação.
Para Arthur Chioro, presidente da Ebserh, trata-se de um momento histórico: o primeiro sistema público certificado pela SBIS. “Um aperfeiçoamento do AGHU que exigiu o esforço de muita gente, em todo o país. E que expressa o compromisso da Ebserh com nossos hospitais universitários e com a rede de estabelecimentos hospitalares públicos e filantrópicos do SUS que passaram a utilizar o AGHU”, afirma.
Selo de excelência
Giliate Coelho, diretor de Tecnologia da Informação, explica que a certificação SBIS é reconhecida como o padrão ouro da saúde digital no Brasil. “Foram incorporadas 198 funcionalidades que agregam segurança da informação, interoperabilidade, qualidade assistencial e rastreabilidade de dados clínicos do AGHU. Tudo isso está disponível para todos os hospitais da Rede Ebserh e outros que utilizam o nosso sistema”, pontua.
A plataforma está em sua décima primeira versão essa totalidade de critérios recebeu o reconhecimento em grau de excelência das funcionalidades tecnológicas da plataforma que envolvem, dentre outras, a identificação e autenticação de pessoas, a autorização e controle de acesso, privacidade e integridade.
Luciana Guimaraes, chefe de serviço de Saúde Digital e Inteligência de Dados, acrescenta que as novas funcionalidades vão qualificar ainda mais o cuidado dos hospitais que utilizam o sistema. “Nós temos, por exemplo, a possibilidade de colocar foto para identificar os usuários, alertar os profissionais sobre alergia dos pacientes e de acompanhar todo o histórico de medicações para considerar os efeitos da interação desses insumos”, diz.
Além da atuação das equipes de empregado da estatal, a Ebserh também conta com a parceira estratégica da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) – Organização Social (OS) vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) responsável pela conexão de rede de internet para instituições de educação superior brasileiras.
O AGHU
O Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU) é um sistema de gestão hospitalar e prontuário eletrônico disponível para uso gratuito no Sistema Único de Saúde (SUS). O AGHU é um prontuário eletrônico utilizado pelos 45 hospitais universitários federais e está disponível para uso gratuito no Sistema Único de Saúde (SUS).
O sistema proporciona automatização dos processos assistenciais e administrativos, fornecendo acesso a informações para tomadas de decisão em tempo real, além de possibilitar celeridade nos atendimentos aos cidadãos.
Rede Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Geovana Oliveira
Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh
Faça parte da Comunidade do AGHU: http://aghu.ebserh.gov.br