Alagoas – Seminário irá discutir estratégias de Promoção da Saúde para Alagoas

A Promoção da Saúde é uma das estratégias do setor saúde para buscar a melhoria da qualidade de vida da população. Para discutir o tema, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realiza o I Seminário Estadual de Promoção da Saúde com o tema “Intervindo sobre os determinantes sociais e condicionantes da saúde”.

A iniciativa será destinada aos secretários municipais de Saúde, coordenadores e técnicos da área da Atenção Básica, da Promoção da Saúde, professores, estudantes e pesquisadores de saúde. O evento irá ocorrer nos dias 05 e 06 de novembro, no Centro de Convenções Ruth Cardoso, localizado no bairro de Jaraguá, em Maceió.

O seminário contará com a participação de representantes do Ministério da Saúde na área da Promoção, do médico e coordenador do Projeto Antitabágico do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (HU/USP), João Paulo Lotufo; e da jornalista e representante da Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres, Rita Poli Rebelo, que irá realizar uma oficina sobre violência contra mulher.

Na ocasião, será lançado o livro “… pra fazer Farofa-fá!”, da professora e doutora em Nutrição da Universidade Federal de Alagoas, Sandra Mary Lima Vasconcelos. Além disso, haverá apresentação musical de Eliezer Setton, Geraldo Cardoso e João de Lima, artistas que fazem parte do CD que acompanha o livro.

“O seminário busca a instrumentalização das equipes técnicas de promoção da saúde para o planejamento de suas ações e a sensibilização de gestores e técnicos das áreas de saúde, educação e assistência social para as ações em conjunto”, disse a diretora de Promoção da Saúde, Eliana Padilha.

A diretora ressaltou ainda que o Estado de Alagoas tem trabalhado para a implantação da Política Nacional de Promoção da Saúde e que as mudanças exigem que os profissionais e gestores trabalhem com técnica e determinação para vencer desafios das ações que fazem parte da promoção da saúde em Alagoas.

Durante o seminário também serão realizadas mesas redondas, que irão abordar sobre doenças crônicas em decorrência do uso abusivo de álcool, do tabagismo, da falta de atividade física regular, de hábitos inadequados de alimentação e suas consequências, além dos vários tipos de violência a que está exposta à população.

“A troca de experiência entre os participantes é importante para que as ações exitosas sejam compartilhadas e os profissionais juntos possam participar da formulação das ações da promoção da saúde municipais para 2014”, afirmou.

Programação – No dia 5 de novembro, estão previstas palestras sobre os desafios da Política Nacional de Promoção da Saúde, ministrada pela representante do Ministério da Saúde Cheila Lima. Em seguida, haverá uma mesa redonda sobre os fatores de riscos para a promoção da saúde com a superintendente estadual de Vigilância em Saúde, Sandra Canuto.

Além disso, serão apresentados experiências de sucesso na promoção de saúde nos municípios alagoanos com representantes de Arapiraca, Porto Calvo, Messias, Colônia de Leopoldina e Dois Riachos. Ainda no dia de abertura, haverá apresentação cultural e minicursos. No segundo dia do seminário, serão realizados minicursos sobre Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Violência nas Escolas e sobre a Violência contra a Mulher, ministrados pela professora e doutra da Ufal, Mércia Lamenha.         

O seminário será concluído com a realização de uma mesa redonda com o tema “Violência e Saúde: Um desafio para a Qualidade de Vida” com a participação da coordenadora de Promoção à Saúde, Eliana Padilha, da jornalista Rita Rebelo, da representante do Ministério da Saúde, Cheila Lima e do capitão da Polícia Militar de Alagoas, Marcelo Amâncio. Após a mesa redonda será realizado um debate entre os participantes e uma apresentação cultural.


Por: Fabiano Di Pace
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde de AL
Contatos Redação – (82) 3315.1118 / 8833.4174 / 8833.4114
Acesse o nosso Portal: www.saude.al.gov.br