Alagoas – Sesau é iluminada de rosa para alertar mulheres sobre câncer de mama

Ação marca a Campanha Outubro Rosa, que está disponibilizando 7.200 exames de mamografia

Para alertar as mulheres alagoanas sobre a grande incidência de câncer de mama no Estado, que segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca) faz 440 novas vítimas a cada ano, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) foi iluminada com a cor rosa. A ação irá se estender durante todas as noites do mês de outubro, representando mais uma estratégia de conscientização da Campanha Outubro Rosa, iniciada na última terça-feira (1º), na Orla de Pajuçara, em Maceió.

Mas além de alertar as mulheres sobre a grande incidência da doença, a Sesau também está realizando um mutirão para detectá-la precocemente e realizar o tratamento no tempo oportuno. A ação está ocorrendo graças à parceria firmada com o Grupo Delfin e Phillips, visando atender mulheres com idade entre 40 a 69 anos, que devem portar a identidade, comprovante de residência e o cartão SUS, acompanhados das respectivas cópias.

O mutirão, que teve início no último dia 2, vai ocorrer até o próximo dia 12 no Shopping Pátio Maceió, realizando 140 mamografias a cada dia. No período de 14 a 17, o mutirão prossegue em Maceió, no estacionamento do Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso. No dia 19 será realizado um mutirão no Conjunto Carminha, no bairro Benedito Bentes e no dia 21 irá ocorrer na Penitenciária Feminina Santa Luzia. No período de 22 a 30, os exames de mamografia serão realizados na Praça Deodoro.

Já no interior, o mutirão está ocorrendo na Praça das Casuarinas, em Palmeira dos Índios, também até o dia 12. De 14 a 19 os exames serão realizados no Centro de Convenções de Viçosa e de 21 a 20 o atendimento irá ocorrer em frente à antiga rodoviária de Porto Calvo, localizada no bairro Centro.

Mas além da mamografia, caso sejam detectados nódulos ou diagnosticado o câncer de mama, as pacientes serão encaminhadas para receber atendimento na Santa Casa de Maceió. O resultado deve ser concluído em um prazo de 30 dias e deverá ser entregue na Unidade Básica de Saúde (UBS) próxima à residência da paciente.

Surgimento do Outubro Rosa – O movimento Outubro Rosa é realizado em todo o mundo e faz alusão ao laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama. Ele teve início nos Estados Unidos da América (EUA) e a primeira iniciativa no Brasil aconteceu em 2002, quando foi iluminado de rosa o monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, situado em São Paulo (SP).

Repórter: Josenildo Törres
Repórter Fotográfica: Carla Cleto

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde de AL
Contatos Redação – (82) 3315.1118 / 8833.4174 / 8833.4114

Acesse o nosso Portal:
www.saude.al.gov.br