Alimentos coloridos e saborosos podem diminuir falta de apetite dos idosos

Depois de uma certa idade alguns idosos passam a se alimentar mal e, consequentemente, a perder peso. A falta de apetite pode resultar em baixa imunidade e abrir espaço para o surgimento de várias doenças como gripes e pneumonias. Uma forma de reverter a situação é atrair a atenção do idoso para os alimentos.

É o que explica a coordenadora interina da Saúde do Idoso, do Ministério da Saúde, Elen Pernin. ”Tem que prestar muita atenção em alimentos que despertem mesmo a sua curiosidade. Existe o que a gente chama de dez passos para uma alimentação saudável que no idoso ela é adaptada para que chame a atenção dele mesmo. E nessa fase é importante prestar muita atenção no sal em excesso, no açúcar, na gordura, estimular que tome leite, queijos, junto com isso a exposição ao sol. E que a alimentação seja muito atrativa e que não mude completamente uma alimentação que ele tinha quando ele era jovem. Tente adaptar a nova situação.”

Segundo Elen Pernin, é importante estar atento à ingestão de líquidos pelos idosos, já que nessa idade, eles deixam de ingerir com tanta frequência. Elen Perin ressalta a importância da convivência familiar para a saúde do idoso. “A convivência em família, o convívio social vai estimular muito o seu apetite. É preciso que ele não se sinta só, que ele sinta que é importante, que está participando desse processo. Eu acho que a família e o cuidador têm um papel fundamental nessa preparação do cardápio para cada um”.

Ainda de acordo com a especialista, a perda do apetite pode estar relacionada às mudanças fisiológicas decorrentes do envelhecimento como perdas dos sentidos auditivos, olfativos e até gustativo.

Foto: Corbis Images

Fonte: Amanda Mendes / Web Rádio Saúde