Alinhamento Conceitual e Metodológico da Planificação da Atenção à Saúde

A assessoria técnica do Conass e o grupo de consultores do Programa de Apoio às Secretarias Estaduais de Saúde (Pases), e da Planificação da Atenção à Saúde (PAS), estiveram reunidos na sede do Conass nesta quinta e sexta-feira (30 e 31) para o alinhamento conceitual e metodológico da PAS no que concerne às atenções ambulatoriais Especializada e Hospitalar nas Redes de Atenção à Saúde (RAS).

Durante os dois dias, os técnicos debateram pontos com a importância da estratificação de risco, que deve começar na Atenção Primária à Saúde (APS), assim como do monitoramento e avaliação dessas atenções junto à APS. O consultor do Conass, professor Eugênio Vilaça, enfatizou que a organização da AAE e AH em redes, tendo a APS como base significa romper com um conceito antigo visando simplificar os processos de trabalho e resolver problemas como as filas.

A interação dos grupos que desenvolvem os projetos com as Secretarias Estaduais de Saúde (SES) também foi tema de debate e alinhamento entre a equipe, no intuito de conhecer melhor as necessidades das SES e responder com mais qualidade e agilidade suas demandas. Além de evitar o retrabalho e incitar a comunicação entre as áreas das secretarias para que os projetos se desenvolvam de maneira mais harmônica e menos fragmentada entre as atenções ambulatoriais Especializada e Hospitalar, buscando mais eficiência e efetividade para suas ações nas RAS.

Nesse aspecto, o grupo também destacou a relevância da interação e troca de informações mais intensa em relação aos projetos do Pases a construção de mapas estratégicos e planos de ação, e ações como regionalização, organização das redes. Também acordaram que o cronograma de elaboração do Plano Regional Integrado deve acompanhar as ações da PAS para garantir a continuidade dos processos iniciados.

Um dos encaminhamentos do encontro foi a incorporação dos hospitais na Planificação da Atenção à Saúde, desenvolvido pelo Conass, a partir de março deste ano, completando assim as atenção em rede.