
A Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) neste período carnavalesco realizará ações de controle sanitário envolvendo polos nos municípios de Recife, Olinda, Bezerros, Pesqueira, Arcoverde, Nazaré da Mata, Triunfo, Petrolina e Fernando de Noronha. As ações que devem ocorrer em conjunto com os órgãos de fiscalização locais, visam assegurar a segurança sanitária e a proteção da saúde dos foliões durante o Carnaval de Pernambuco.
A festa trata-se de uma das maiores manifestações culturais do país, caracterizada como evento de massa, o que exige, conforme recomendação do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a intensificação das ações de monitoramento de eventos em saúde e de controle sanitário.
No ano de 2025, a APEVISA, em articulação com as vigilâncias sanitárias municipais, realizou 432 inspeções, sendo a maior parte de ações educativas, especialmente no comércio ambulante de alimentos, contribuindo de forma decisiva para a prevenção de surtos de intoxicação alimentar. Para 2026, as ações serão ainda mais qualificadas, com atenção especial à identificação de bebidas potencialmente adulteradas, prevenindo possíveis ocorrências de intoxicação por metanol ou outras substâncias utilizadas na falsificação. Para este ano a expectativa é ultrapassar o número de 500 inspeções sanitárias, priorizando a estratégia de educação sanitária e promoção da saúde.
Entre as ações estão a fiscalização em bares, camarotes, restaurantes e locais onde há grande concentração de pessoas. Inspeções em comércio ambulante garantindo o armazenamento e venda correta de alimentos e bebidas. Os serviços de saúde para atendimento aos foliões instalados dentro ou nas proximidades dos polos, tanto em locais privados como públicos, também serão fiscalizados. As equipes também atuarão no controle sanitário e no comércio de produtos fumígenos, visando coibir a venda de itens falsificados ou proibidos. Vale ressaltar ainda o cuidado que a população deve ter com o uso de cosméticos, como pomadas capilares, maquiagens e protetor solar que devem estar regularizados junto à Anvisa.
“As ações da Apevisa durante o Carnaval estão concentradas no controle sanitário de alimentos, bebidas, produtos cosméticos, como pomadas capilares, maquiagens e protetor solar, além dos produtos fumígenos, com atenção também à saúde dos trabalhadores que atuam durante as festividades”, destacou a diretora da Apevisa, Karla Baêta.
“Outro eixo prioritário é a fiscalização de bebidas, com foco na identificação de produtos falsificados, prevenindo possíveis intoxicações e danos à saúde da população causados pelo consumo de bebidas irregulares”, completou Karla.
A Apevisa realizará as ações antes e durante o período carnavalesco, monitorando as possíveis ocorrências, mantendo a parceria com as vigilâncias sanitárias dos municípios, garantindo um carnaval com saúde e segurança sanitária para os foliões.