App da Fiocruz que monitora investimentos no SUS será transferido para o MS

O aplicativo Onde está o dinheiro da saúde? —  que ajuda desde 2018 a sociedade a monitorar quanto os municípios brasileiros investem no SUS — terá sua tecnologia transferida do Grupo de Pesquisa Saberes em Práticas de Saúde da Fiocruz Pernambuco para o Departamento de Economia da Saúde, Investimento e Desempenho do Ministério da Saúde (MS). Antes dessa transferência, os pesquisadores da Fiocruz responsáveis pelo desenvolvimento da ferramenta promovem, na próxima quarta-feira (19 de outubro), das 9h às 16h, uma oficina com representantes de órgãos e fóruns de controle de contas públicas, técnicos do MS, gestores estaduais e municipais da saúde e estudiosos no tema. Nesse encontro haverá uma avaliação do produto, com discussões acerca de atualizações necessárias.

Presencial, o evento será na sala de aula 1, no terceiro andar da área de ensino da Fiocruz PE. Estão confirmadas as presenças de representantes do Tribunal de Contas da União (TCU), Ministério Público, Conselhos das Secretarias Municipais (Conasems) e Estaduais de Saúde (Conass), Conselho Nacional de Saúde (CNS), que tem representação de gestores, usuários e trabalhadores do SUS, Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), assim como de pesquisadores de diferentes universidades.

“O valor de uso da pesquisa científica é proporcionar informações seguras e de qualidade para a população em geral. A missão da Fiocruz é garantir ferramentas que aperfeiçoem o SUS e o aplicativo, como recurso educacional, busca estimular maior participação cidadã no acompanhamento dos investimentos em saúde”, explica a pesquisadora da Fiocruz Pernambuco Islândia Carvalho, coordenadora do grupo que desenvolveu o produto. Em quatro anos de uso, a ferramenta foi baixada por mais de 10.000 pessoas que contam com celulares no sistema Android.

Durante a oficina, será exibida uma avaliação prévia feita pela equipe do aplicativo, considerando comentários de usuários registrados na Play Store e opiniões antecipadas de convidados para o encontro. “Os convidados foram estimulados a baixar o aplicativo, analisar a funcionalidade da ferramenta e a propor mudanças, que serão discutidas para que possamos construir em consenso as atualizações a serem aplicadas”, adianta Islândia Carvalho. A programação da oficina prevê testes de usabilidade e discussão sobre informações a serem acrescentadas no aplicativo para oferecer maior transparência aos orçamentos públicos. A ideia é passar a oferecer aos usuários possibilidade de acompanhar também os investimentos em saúde feitos pela União e Estados.

Os dados disponíveis no aplicativo são extraídos do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (Siops), com o qual trabalham todos os órgão de controle externo.  Digitando o nome do munícipio brasileiro que se deseja avaliar, é possível verificar quanto foi investido em saúde pública por ano e por habitante. A ferramenta possibilita ainda comparar investimentos municipais e esclarecer quanto do orçamento (verbas próprias e recebidas de Estado e da União por meio da transferência de arrecadação de impostos) está sendo aplicado, ou seja, se a prefeitura está investindo o mínimo constitucional de 15% no SUS.

Saiba mais em: https://dinheirosaude.fiocruz.br/

Acesse gratuitamente o aplicativo Onde está o dinheiro da saúde?