Arniqueira recebe agentes epidemiológicos no combate à dengue

Na região administrativa, foram visitados 550 imóveis e localizados quatro focos de proliferação do mosquito

O combate à dengue segue a todo vapor no Distrito Federal. Na tarde da quarta-feira (25), 30 agentes epidemiológicos da Secretaria de Saúde foram até a região administrativa de Arniqueira para exterminar focos do Aedes aegypti.

Os agentes estiveram nos conjuntos 4 e 5, locais onde havia maior incidência de casos de dengue. Lá, foram visitados 550 imóveis, localizados nas chácaras 69, 69, 70, 78, 79, 80, 81 e 82 do conjunto 4; e nas chácaras 125, 126 e 127 do conjunto 5. No total, foral localizados quatro locais com proliferação dos mosquitos transmissores da dengue.

A ação foi coordenada pelo Núcleo de Vigilância Ambiental Guará, que cuida de seis regiões administrativas, incluindo Arniqueira. Os agentes orientaram os moradores sobre medidas amplamente difundidas para combater o Aedes.

É preciso, por exemplo, deixar vasos de plantas sem água parada, evitar acumular lixo e ficar de olho até mesmo na casinha do cachorro. “Tem que lavar pelo menos uma vez por semana”, recomendava o agente Aquiles Júnior.

A chefe do Núcleo de Vigilância Ambiental Guará, Herika Marques, enfatiza que “os ovos da fêmea do Aedes ficam preservados até 450 dias em locais secos e basta o contato com a água para eclodirem”. Ela ressalta que o apoio dos moradores é fundamental. “A gente não consegue agir sozinhos. A população precisa estar junto para evitar que o mosquito nasça”, reforça.

O administrador regional de Arniqueira, Joseli de Souza, popularmente chamado de Zezinho, considera o combate ao mosquito “um caso de guerra onde o GDF e a comunidade são fortes aliados”. Ele orienta que a “limpeza dos lotes e o descarte correto dos resíduos sólidos são as grandes armas de defesa”. O gestor ainda assegurou que “os moradores, lideranças, empresários e síndicos locais podem contar com a sua administração nesse combate”. garante Zezinho.

Nesta quinta-feira (26), as ações ocorrem em Vicente Pires. No sábado (28), é a vez da Cidade Estrutural. Nesta última, o Corpo de Bombeiros (CBMDF) atuará em conjunto com os agentes epidemiológicos.

A Secretaria de Saúde vistoriou 1,5 milhão de imóveis em todas as regiões administrativas do DF. Foto: Divulgação

 

Parceria para o combate

Desde o início do ano, a Secretaria de Saúde vistoriou 1,5 milhão de imóveis em todas as regiões administrativas do DF. Órgãos como Corpo de Bombeiros (CBMDF), Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal), Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Secretaria de Segurança Pública, Defesa Civil, Departamento de Trânsito (Detran), Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Novacap, entre outros, auxiliam a Pasta nas ações de combate.

A Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival) conta com 15 núcleos de vigilância ambiental espalhados pelas regiões administrativas. Cada núcleo possui equipes que realizam trabalho de campo, visitando casas, prédios, terrenos e orientando a população.

Por Willian Matos, da Agência Saúde-DF | Edição: Margareth Lourenço