Artigo – Agenda para o SUS: regionalização e reforma hospitalar

Nésio Fernandes, secretário de Estado da Saúde do Espírito Santo e presidente do Conass

Artigo do presidente do Conass, Nésio Fernandes, publicado no dia 23 de novembro, no portal Poder 360

O Sistema Único de Saúde (SUS) é o maior sistema público de saúde do mundo e a principal política social do Brasil. A resistência à pandemia da Covid-19 levou o SUS para o mais alto grau de pertencimento alcançado entre o povo e as instituições. Entre todos os campos políticos, temos um novo consenso: o SUS é fundamental para o Brasil.

No entanto, persistem problemas crônicos e ameaças. O subfinanciamento, o represamento de milhares de cirurgias eletivas, a falta de estrutura e de equipamentos, a desorganização regulatória do acesso, baixa capacidade de incorporação/desenvolvimento tecnológico e a escassez de profissionais da saúde estão entre os principais problemas apontados pelos especialistas e pelos gestores do SUS. Entre as principais medidas que devem ser adotadas para mitigar esses problemas estão: Reforma Hospitalar e Regionalização.

Não podemos ficar olhando para a espuma dos problemas, precisamos de profundidade no debate. Existem caminhos sérios para consolidar o SUS, mas não existe mágica.

Leia o artigo completo no portal Poder 360.

Nésio Fernandes de Medeiros Junior

Médico Sanitarista

Presidente do Conass e secretário de Estado da Saúde do Espírito Santo