
Artigo do presidente do Conass, Nésio Fernandes, publicado no dia 23 de novembro, no portal Poder 360
O Sistema Único de Saúde (SUS) é o maior sistema público de saúde do mundo e a principal política social do Brasil. A resistência à pandemia da Covid-19 levou o SUS para o mais alto grau de pertencimento alcançado entre o povo e as instituições. Entre todos os campos políticos, temos um novo consenso: o SUS é fundamental para o Brasil.
No entanto, persistem problemas crônicos e ameaças. O subfinanciamento, o represamento de milhares de cirurgias eletivas, a falta de estrutura e de equipamentos, a desorganização regulatória do acesso, baixa capacidade de incorporação/desenvolvimento tecnológico e a escassez de profissionais da saúde estão entre os principais problemas apontados pelos especialistas e pelos gestores do SUS. Entre as principais medidas que devem ser adotadas para mitigar esses problemas estão: Reforma Hospitalar e Regionalização.
Não podemos ficar olhando para a espuma dos problemas, precisamos de profundidade no debate. Existem caminhos sérios para consolidar o SUS, mas não existe mágica.
Leia o artigo completo no portal Poder 360.
—
Nésio Fernandes de Medeiros Junior
Médico Sanitarista
Presidente do Conass e secretário de Estado da Saúde do Espírito Santo