Assembleia do Conass apresenta resultados do Estudo Covitel

 

A 7ª Assembleia Ordinária do Conass, que reúne os 27 secretários estaduais de saúde, foi realizada nesta quarta-feira (27/07) e foi palco do lançamento da publicação Conass Documenta 42 – COVITEL: um retrato dos impactos da pandemia nos fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis.

Os principais resultados da pesquisa Covitel foram apresentados em primeira mão aos gestores estaduais de saúde. A publicação traz um raio-x de aspectos primordiais que afetam a saúde da população, no que diz respeito às doenças crônicas não transmissíveis.

Desenvolvida pela Vital Strategies, organização global de saúde pública, e pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a partir da articulação e financiamento da Umane, a pesquisa teve ainda cofinanciamento do Instituto Ibirapitanga, foi realizada em âmbito nacional e coletou informações que darão subsídios ao desenvolvimento de políticas públicas de saúde.

Estiveram presentes no lançamento do Conass Documenta 42, Pedro do Carmo Baumgratz de Paula, diretor executivo da Vital Strategies; Luciana Sardinha, assessora técnica de Saúde Pública e Epidemiologia da Vital Strategies Brasil e Thais Junqueira, superintendente geral da Umane.

Nésio Fernandes, presidente do Conass, destacou a importância da publicação e a parceria do Conass com a Vital Strategies em várias projetos, a exemplo do Painel Covid-19 e as mídias sociais. “A Vital vem sendo uma parceira importante do Conass, principalmente, ao longo da pandemia de Covid-19”, afirmou.

Além do lançamento do Conass Documenta 42, a pauta da 7ª Assembleia contemplou ainda a apresentação e discussão da Estrutura do documento que o Conass apresentará aos candidatos à Presidência da República e questões relativas à Monkeypox e Covid-19.

 

Ascom Conass

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000