Associação Brasileira de Psiquiatria promove I Curso de Prevenção ao Suicídio, preparatório para a campanha Setembro Amarelo

O curso, aberto e gratuito, tem o objetivo de fornecer dados e informações sobre suicídio

O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com a Organização Mundial da Saúde – OMS, são registrados mais de 01 milhão de casos em todo o mundo e, só no Brasil, os registros ultrapassam 14 mil casos de suicídio por ano – isso sem contar os episódios subnotificados.

Embora os números de suicídio estejam diminuindo em todo o mundo, os países da América Latina vão na contramão dessa tendência, com índices que não param de aumentar, segundo a OMS. Sabe-se que praticamente 100% de todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade.

Com o objetivo de mitigar essa preocupante realidade, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), promove, desde 2014, o Setembro Amarelo®, que hoje é a maior campanha anti estigma do mundo!
Neste ano, o lema da campanha é “A vida é a melhor escolha!” e diversas ações já estão sendo desenvolvidas.

O I Curso de Prevenção ao Suicídio, acontecerá no dia 20 de agosto, às 09h25, na Plataforma ABPWEB.

São 1 milhão de vagas gratuitas e abertas ao público, com o objetivo de passar informações corretas sobre prevenção ao suicídio. “Fornecer informações fidedignas sobre o tema e baseados em dados e pesquisas científicos reconhecidos em todo mundo, com uma linguagem acessível à sociedade é fundamental para que o I Curso de Prevenção ao Suicídio alcance plenamente seu objetivo.”, destaca o presidente da ABP e coordenador nacional da campanha, Dr. Antônio Geraldo da Silva. “Se você tem interesse em aprender sobre o tema, nós vamos convidar os melhores especialistas do Brasil para te ensinar tudo em relação à prevenção ao suicídio”, completa.

🔸Em caso de dúvidas, envie um e-mail para abpweb@abp.org.br
🔸Coordenador/Debatedor: Dr. Antônio Geraldo da Silva (DF)

🗓 DATA: 20/08/2022 (Sábado)

⏰HORÁRIO: 09H25 às 12h30

📲Link de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc4Ceae9kGmjJ3AKT9MlX0M9Ks0oYQs-bMl2SN-PZZ4L8_jCQ/viewform

SERVIÇO
Setembro Amarelo: I Curso de Prevenção ao Suicídio
Site: https://www.setembroamarelo.com/
Inscrições: https://www.abp.org.br/abpweb
Contato: setembroamarelo@abp.org.br
Imprensa: comunicacao3@abp.org.br