Atenção à Pessoa com Paralisia Cerebral é o tema do novo curso da UNA-SUS/UFMA

Com carga horária de 30h, a oferta educacional traz informações sobre os serviços de cuidado em saúde ofertados à pessoa com paralisia cerebral, diagnóstico, fatores de risco e condições associadas, bem como tratamentos, acompanhamentos e encaminhamentos

Irreversível, complexa e muito comum na infância, a Paralisia Cerebral (PC) é caracterizada por significativas alterações de caráter neurológico que afetam o desenvolvimento motor e cognitivo do indivíduo em diferentes graus de comprometimento. Com o objetivo de auxiliar os profissionais de saúde na assistência à essa população, a UNA-SUS/UFMA abre inscrições para o curso Atenção à Pessoa com Paralisia Cerebral (PC). As matrículas podem ser realizadas até o dia 31 de julho de 2022, pelo link. A capacitação é totalmente gratuita, autoinstrucional e tem início imediato.

Com carga horária de 30h, a oferta educacional traz informações sobre os serviços de cuidado em saúde ofertados à pessoa com paralisia cerebral, diagnóstico, fatores de risco e condições associadas, bem como tratamentos, acompanhamentos e encaminhamentos.

Por isso, o conteúdo engloba os seguintes temas: Definição, caracterização e classificação da paralisia cerebral (PC); Sinais clínicos, distribuição anatômica, comprometimento motor das funções motoras globais (GMFCS E&R) e função manual (MACS); Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF-CJ); Ferramentas para diagnóstico de PC; Fatores de Risco da PC; Condições associadas à PC;Atenção à saúde da pessoa com paralisia cerebral.

A oferta educacional é fruto da parceria entre entre a Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), por meio da Universidade Aberta do SUS da Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA), com o Ministério da Saúde – por intermédio da Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência (CGSPD/MS).

Disponibilizada em um ambiente virtual inovador, com recursos de acessibilidade (como audiodescrição e tradução para Libras), a oferta conta com versão para dispositivos móveis. Durante a jornada de aprendizagem, o aluno terá acesso a diversos suportes educacionais e estratégias de avaliação, tais como: e-books, infográficos, material em PDF, recursos multimídia, vídeo e questionários.

Fonte: Núcleo de Comunicação e Design da UNA-SUS/UFMA​