Atenção à Saúde da População Indígena no Enfrentamento da Covid-19

O Debate Virtual do Conass de sexta-feira (27/8), às 17 horas irá tratar da atenção à saúde da população indígena no enfrentamento da Covid-19

O Debate Virtual do Conass de sexta-feira (28/8), às 17 horas irá tratar da atenção à saúde da população indígena no enfrentamento da Covid-19. Com 305 povos e 274 línguas diferentes, a população indígena brasileira vive realidades diversas que envolvem desde grupos isolados até os que residem em áreas urbanas. Com maior vulnerabilidade a doenças infectocontagiosas os indígenas vem sendo atendidos pelo Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SASISUS), através dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), que vem se articulando com as secretarias estaduais e municipais de saúde para garantir o fluxo dos indígenas nas Redes de Atenção à Saúde das regiões onde estão inseridos os seus territórios/aldeias.

O debate irá abordar a estrutura operacional das Redes de Atenção à Saúde, os grupos de risco de desenvolver as formas graves da Covid-19, assim como as ações e atividades na saúde indígena nos estados e municípios.

A iniciativa faz parte da implantação do Guia Orientador do Enfrentamento da Covid-19 na Rede de Atenção à Saúde, elaborado em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

O encontro virtual contará com a participação da consultora do Conass, Danielle Cavalcante; da Agente Indígena de Saúde do Polo Base Pakuera, Kedima Maiuluguedo Xerente; da Enfermeira da Diasi/DSEI Cuiabá/MT, Giselly Patrícia de Paula; do vice-presidente do Conasems, Charles Tocantins. A mediação do debate será feita pela assessora técnica do Conass, Rita Catanelli.

Perguntas poderão ser enviadas pelo www.conass.org.br/participe

O debate será transmitido pelo Portal do Conass: www.conass.org.br e pelos canais do Conselho no YouTube: www.youtube.com/conassoficial; e no FaceBook: www.facebook.com/conassoficial. Participe!