Atendimento em emergências pediátricas é foco de treinamento para servidores da Secretaria de Saúde

Parceria com IGES e Sociedade de Pediatria do DF melhora capacidade da rede pública para atender casos de doenças respiratórias

Servidores da Secretaria de Saúde do Distrito Federal participaram neste sábado (1º) de um treinamento prático das principais técnicas exigidas nas emergências pediátricas. O foco do encontro, que reuniu 32 médicos, enfermeiros e fisioterapeutas, foi disseminar conhecimentos sobre as melhores práticas para enfrentar o aumento do número de casos de doenças respiratórias registrados no início de 2023.

Enfermeiro Danilo Braga Alves, que tomou posse como servidor da Secretaria de Saúde há um mês, ressalta a importância do treinamento. Foto: Sandro Araújo – Agência Saúde-DF

De acordo com a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, a parceria com a Sociedade de Pediatria do Distrito Federal e com o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGES-DF) é fundamental em um momento desafiador para o atendimento pediátrico. “O momento da sazonalidade do vírus sincicial respiratório tem nos desafiado a lançar mão de várias ferramentas de gestão, e nessa esteira vem a educação continuada”, afirma.

A pediatra Geanna Valentte, referência técnica distrital em UTI pediátrica, destaca que os casos de insuficiência respiratória têm sido atendidos em várias unidades do Distrito Federal, havendo um número elevado de crianças em estado grave, principalmente as menores de um ano. “Nunca vivemos um cenário como estamos vivendo agora de um número tão grande de pacientes graves na porta das emergências pediátricas”, diz.

Servidores receberam instruções de temas como ventilação mecânica, ventilação não invasiva, situações de pacientes em choque, ritmos cardíacos, intubação e uso de medicamentos, dentre outros temas. Foto: Sandro Araújo – Agência Saúde-DF

Por isso, durante o treinamento prático, os servidores receberam instruções de temas como ventilação mecânica, ventilação não invasiva, situações de pacientes em choque, ritmos cardíacos, intubação e uso de medicamentos, dentre outros temas. Foram usados equipamentos específicos para o treinamento de profissionais de saúde, como bonecos que simulam diversos desafios vivenciados nas emergências.  

Com 17 anos de serviços na Secretaria de Saúde, a pediatra Simone Araújo, do Hospital Regional do Guará, elogiou a iniciativa. “É sempre muito importante a gente se atualizar. Em medicina os conceitos mudam muito e sempre estamos vendo coisas novas para melhor atender os pacientes”, opinou.

Treinamento prático das principais técnicas exigidas nas emergências pediátricas. O foco do encontro, que reuniu 32 médicos, enfermeiros e fisioterapeutas. Foto: Sandro Araújo – Agência Saúde-DF

Já o enfermeiro Danilo Braga Alves, que tomou posse como servidor da Secretaria de Saúde há um mês e foi lotado na emergência do Hospital da Região Leste, no Paranoá, ressalta a importância da adoção dos mesmos procedimentos nas diversas unidades da rede pública. “Como sou um servidor recém-admitido, esse treinamento é oportuno para atender à população”, disse. 

Referência técnica distrital em emergência pediátrica, e uma das coordenadoras do treinamento, a médica Danielle Sampaio Lima lembrou que um dia inteiro de capacitação permitiu também abordar outras condutas necessárias para o atendimento às crianças. “Aproveitamos para falar em todos os quadros graves em que a gente tem que intervir”, explicou. Ela destacou que os alunos de hoje atuarão como multiplicadores em suas unidades hospitalares e que já há o planejamento para realizar mais treinamentos do tipo em hospitais e unidades de pronto atendimento.