Aula magna da residência em Gestão em Saúde da Escola de Saúde Pública do RS debate financiamento do SUS

A Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (ESP/RS) deu início às atividades da nova turma da residência de Gestão em Saúde com uma aula magna, que teve como tema central o financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

O evento reuniu estudantes, pesquisadores e gestores para discutir os desafios e perspectivas da gestão pública em saúde. A aula foi ministrada pelo assessor técnico do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Antonio Carlos Rosa Junior.

A mesa de abertura contou com a presença da secretária da Saúde, Arita Bergmann, que ressaltou a relevância da formação de profissionais qualificados para atuarem na gestão do SUS. “Precisamos formar talentos para ocupar cargos de forma eficiente e resolutiva”, disse.

-
Secretaria Arita participou da abertura da aula magna – Foto: José Luís Zasso – SES/RS

Arita também destacou o papel do planejamento na administração pública: “Planejamento é fundamental para fazer o melhor possível e entregar serviços de qualidade ao cidadão”.

A diretora da ESP/RS, Teresinha Valduga, e o diretor do Departamento de Auditoria do SUS, Bruno Naundorf, também participaram da mesa de abertura.

Formação de gestores em saúde

A residência de Gestão em Saúde é um programa de pós-graduação lato sensu que visa formar profissionais para atuarem diretamente na gestão do SUS. Com uma proposta pedagógica que integra teoria e prática, o programa promove a articulação entre ensino e serviço, preparando os residentes para enfrentarem os desafios reais da administração pública em saúde.

Fonte: SES/RS