
O Banco de Leite Humano – Biama, do Hospital Dom Malan (HDM) Ismep em Petrolina, pertencente à rede estadual de saúde em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, está com baixo estoque. O leite estocado só é suficiente para uma semana. O Biama é mantido por mães doadoras com bebês internados na unidade e por mães que querem doar leite excedente.
O Hospital Dom Malan tem uma maternidade que recebe mães de alto risco e tem os bebês prematuros que ficam internados na UTI Neonatal, na UCI Neonatal, no berçário externo e no alojamento canguru recebem leite doado ao BIAMA. A demanda da unidade é de dois litros de leite humano por dia que alimentam cerca de 50 bebês.
O leite materno é importante porque ele é o alimento mais completo e seguro para o bebê, especialmente nos primeiros meses de vida. Ele foi “feito sob medida” para as necessidades da criança. Tem a quantidade certa de proteínas, gorduras, vitaminas e água. Muda ao longo do tempo para acompanhar o crescimento do bebê. É rico em anticorpos que ajudam a prevenir diarreia, infecções respiratórias, alergias e outras doenças.
Para doar
Qualquer mulher que estiver amamentando, com boa saúde, pode doar. Não importa a quantidade de leite materno. O processo é simples e seguro. A mãe precisa estar saudável e amamentando, não fumar ou consumir bebidas alcoólicas, não usar medicamentos.
As mulheres interessadas em fazer doações de leite ao Biama podem ligar para o telefone da instituição através do número (87) 3202-7002 ou pelo watsaap 74-99944-9444 . Também é possível ir até o Banco de Leite que funciona no Hospital Dom Malan, das 7h às 18h. É importante estar com o cartão de gestante. Após o cadastro, a doadora receberá um kit, toucas, potes de vidros e máscaras, além de orientações para realizar a coleta e armazenamento de leite.
Doação de frascos
O Biama do Hospital Dom Malan Ismep também está com poucos frascos para a coleta e está em campanha para receber doações. O recipiente precisa ser frasco de vidro com tampa plástica. As doações podem ser feitas no próprio Biama, ou recolhidas em casa.
Assessoria de Comunicação do Hospital Dom Malan Ismep