Biblioteca Digital Conass

O futuro dos sistemas universais de saúde

Ano de Publicação
2018
ISBN
978-85-8071-045-8
DOI

As transformações sociais, políticas e econômicas têm gerado constantes mudanças no perfil demográfico e epidemiológico das populações em todo o mundo. Esse fenômeno tem impactado fortemente os sistemas de saúde, principalmente aqueles que têm a universalidade como princípio, tornando sua sustentabilidade um desafio a ser enfrentado em diversos países.

Diante desse cenário, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) convidou especialistas do Canadá, Costa Rica, Portugal e Reino Unido para um debate sobre o futuro dos sistemas universais de saúde, e também especialistas brasileiros para abordarem especialmente o que se vislumbra para o nosso Sistema Único de Saúde (SUS).

A nona edição do projeto CONASS Debate ocorreu oportunamente no ano em que o sistema de saúde brasileiro completa 30 anos de existência, e teve como tema “O Futuro dos Sistemas Universais de Saúde”, com objetivo de discutir estratégias e ações que possibilitem o fortalecimento do SUS em um cenário de grave crise política e econômica que ameaça não apenas o sistema, idealizado e construído para atender a todos de maneira igualitária e equânime, mas o direito à saúde, conquistado e estabelecido pela Constituição Federal de 1988.

Este livro é fruto das ricas discussões ocorridas nos dois dias do debate, sendo o primeiro dedicado às experiências internacionais: Thomas Hone, do Departamento de Atenção Primária e Saúde Pública do Imperial College London; Denis Roy, do Instituto Nacional de Excelência em Saúde e Serviços Sociais do Québec; Mauricio Vargas, da Escola de Saúde Pública da Universidade de Costa Rica; e Jorge Simões, da Universidade Nova de Lisboa, Instituto de Higiene e Medicina Tropical. O moderador das apresentações e do debate foi Renato Tasca, da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/Brasil).

No segundo dia, os especialistas brasileiros Gastão Wagner de Sousa Campos, da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco); Jairnilson Paim, do Instituto de Saúde Coletiva, Universidade Federal da Bahia; Edson Araújo, do Banco Mundial; e Eugênio Vilaça, consultor em Saúde Pública, reforçaram a importância do Sistema Único de Saúde para os brasileiros. A moderação foi do professor Oswaldo Tanaka, da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

Os artigos deste livro seguem a mesma ordem das apresentações do seminário, mencionadas acima, e reiteram e registram as falas dos palestrantes durante o evento. Além disso, um último artigo escrito por Alethele de Oliveira Santos, Fernando P. Cupertino de Barros e Jurandi Frutuoso Silva, do corpo técnico do CONASS, busca fazer uma síntese

 

Sistemas universais de saúde, futuro do SUS, CONASS, saúde pública, sustentabilidade do SUS, financiamento da saúde, governança em saúde, redes de atenção à saúde, RAS, atenção primária à saúde, valor em saúde, NHS, sistema de saúde do Reino Unido, sistema de saúde do Canadá, sistema de saúde da Costa Rica, sistema de saúde de Portugal, políticas de saúde, reforma sanitária.

Mesma linha editorial