A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE – 2a Edição
Atenção Primária à Saúde.

A Planificação da Atenção à Saúde (PAS) realizada pelo Conass é desenvolvida baseada em uma proposta teórico-metodológica, desenhada para formação de redes de atenção à saúde; e consiste em implantar o Modelo de Atenção às Condições Crônicas (MACC), adaptado por Mendes, para o Sistema Único de Saúde (SUS), a partir dos modelos de Determinantes Sociais da Saúde, de Dahlgren e Whitehead (1991), Cuidados Crônicos, de Wagner (1998), e Pirâmide de Risco da Kaiser Permanente.

A PAS é um potente instrumento de gestão, planejamento e organização tanto da Atenção Primária à Saúde (APS) quanto da Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) e tem como objetivo apoiar o corpo técnico e gerencial das secretarias estaduais e municipais de saúde, na organização dos macroprocessos da APS e da AAE. Ela desenvolve a competência das equipes de atenção à saúde, qualificando o serviço, mudando o seu “modus operandi”, integrando os profissionais dos diversos níveis de atenção, contribuindo para a recuperação da satisfação dos usuários, razão de ser de todo sistema de saúde.

O sucesso na implantação das diversas redes temáticas depende da transformação da APS, que deve efetivamente coordenar o cuidado e ser responsável pelo fluxo do cidadão na rede, nos diversos pontos de atenção, considerando o contexto micro e macrorregional, e as necessidades do cidadão.

Este livro é fruto dos estudos, pesquisas e experiências vividos pelos autores em seus labores e traz uma proposta concreta de “como fazer” essa transformação útil ao sistema de saúde, ansiada pelos profissionais e gestores e merecida pela população usuária. O que aqui se transmite é fruto também do compromisso, da persistência e da qualidade do que o Conass se propõe para o bem do SUS.

A construção social da APS é uma proposta prática que aborda formas de reorganizar o trabalho das equipes de atenção primária e das unidades de saúde, utilizando tutorias de forma presencial e a distância, educação permanente, o MACC, o modelo de melhoria, o gerenciamento de processos e a educação tutorial.

Convido-os, portanto, à leitura desta segunda edição, que traz uma contribuição relevante tanto do ponto de vista teórico quanto prático do conceito de Rede de Atenção à Saúde (RAS), os elementos que a constitui, a importância da organização dos serviços de forma regionalizada e voltada para as reais necessidades de saúde da população e, principalmente, o papel da Atenção Primária nessa organização.