CD 36 – Estudos sobre a Planificação da Atenção à Saúde no Brasil
Atenção Primária à Saúde.

A Planificação da Atenção à Saúde (PAS) é uma estratégia de gestão, planejamento e organização tanto da Atenção Primária à Saúde (APS), quanto da Atenção Ambulatorial Especializada (AAE). Consiste, entre outras atividades estruturantes, a realização de oficinas, tutorias e capacitações de curta duração para trabalhadores e gestores das secretarias de saúde dos estados e municípios, visando à organização dos processos da APS e AAE, em escalas micro e macro-processuais.

A PAS tem como objetivo primário apoiar o corpo técnico e gerencial das secretarias estaduais e municipais de saúde, de forma a contribuir com o desenvolvimento das competência das equipes de atenção à saúde, qualificando o serviço, integrando os profissionais dos diversos níveis de atenção, e contribuindo para o atendimento adequado dos usuários e da comunidade.

Essa edição mapeou as referências publicados nas bases de dados em saúde e na literatura cinza (teses, dissertações, trabalhos de conclusão de curso e de residência multiprofissional e outros) que possuíssem descritores relacionados a Planificação da Atenção à Saúde e que se referissem às atividades executadas pelo Conass, entre 2008 a 2019, em diferentes territórios do país. Utilizou-se da Revisão de Escopo, destinada ao processamento de quantidades e variedades de dados, possibilitando mapeamento, sistematização e caracterização da literatura.

Assim, esse trabalho que passa a compor a série Conass Documenta, produziu material que aglutina contribuição relevante do ponto de vista teórico e prático, a partir da ênfase às Redes de Atenção à Saúde (RAS).

Aos que reconhecem a APS como essencial ao ordenamento das RAS, o trabalho servirá para reiterar crenças, apresentar experiências e incrementar as possibilidades de inovação e aprimoramento. Aos que, ainda, não reconhecem a APS nesse lugar, servirá de estímulo para novas análises e posicionamentos.