CD 44 – Emergências em Saúde Pública e Vigilância Integrada de Síndromes Respiratórias Agudas

A partir da tragédia sanitária com a qual convivemos nos últimos anos – a pandemia de covid-19, ficou evidente a necessidade de reforçar, nas três esferas de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), a preparação e resposta às emergências de saúde pública e, dentre estas, as síndromes respiratórias agudas.

Com esta publicação, o CONASS apresenta proposta para a organização da resposta às emergências, com um guia para a elaboração dos Planos de Emergência e Contingência nas esferas estadual e municipal, orientações para o aprimoramento da Vigilância das Síndromes Respiratórias Agudas e proposta metodológica para a formação de profissionais para a realização das ações de preparação e resposta às emergências em saúde.

Para a elaboração deste livro, contamos com a colaboração especial do epidemiologista Wanderson Kleber de Oliveira, servidor público federal do Hospital das Forças Armadas e professor de medicina na Uniceplac, no Distrito Federal e de saúde pública na CEEN/PUC-GO. Wanderson Oliveira possui 25 anos de experiência profissional, com destaque à função de Secretário Nacional de Vigilância em Saúde no Ministério da Saúde (2019/2020) e Secretário de Saúde do STF (2021/2022). Possui publicações em revistas técnicas em saúde, como Nature, The Lancet e Science e é autor de livros técnicos e especializados.