Compreendendo o sistema de saúde para uma melhor gestão
Linha Editorial Internacional de Apoio aos Sistemas de Saúde (LEIASS).

leiass-2-1Os sistemas de saúde são organismos extremamente complexos, que devem responder a múltiplas necessidades. Todavia, um grande número de profissionais, gestores, organismos, pessoal de apoio consegue garantir uma prestação de serviços de maneira coordenada e integrada. A finalidade desta obra é simplificar essa realidade, a fim de facilitar sua compreensão e gestão.

A iniciativa apresentada explica as facetas variadas dos sistemas e as relações entre seus diversos componentes. Tal perspectiva facilita, assim, o autoaprendizado ao colocar objetivos bem definidos no início de cada capítulo e, ao final, exercícios que verificam a aquisição de conhecimentos.

 

RAYNALD PINEAULT foi pesquisador e é professor emérito da Universidade de Montréal. Atua ainda como consultor da Direção de Saúde Pública da Agência Regional da Saúde e dos Serviços Sociais de Montréal e do Instituto Nacional de Saúde Pública do Québec.

 

O projeto Linha Editorial Internacional de Apoio aos Sistemas de Saúde – LEIASS é fruto de um esforço conjunto do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa – IHMT (Portugal) e do Conselho Nacional de Secretários de Saúde – CONASS (Brasil). As duas instituições têm buscado ampliar seus intercâmbios e cooperação, com o intuito de difundir o conhecimento produzido nos dois países, em proveito de todos os demais, especialmente dos membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa – CPLP.

 

Assim, essa linha editorial visa especialmente à produção e à difusão de conhecimentos e evidências que interessam a todos os povos de língua portuguesa, além de contribuir para com o enriquecimento da produção científica internacional sobre temas sanitários que têm requerido a atenção de governos e instituições do mundo inteiro.