EDIÇÃO 04 – ABRIL, MAIO E JUNHO DE 2012
Revista Consensus.

capa_revista_4Recursos Humanos do SUS, é o tema especial desta edição da Revista Consensus. Não por acaso, a complexidade que permeia a questão é apresentada por meio da opinião de especialistas e de trabalhadores com os quais conversamos afim de entender um pouco as diversas nuances que envolvem a prática da saúde pública brasileira em todo o país.

Abordamos com ênfase a valorização dos profissionais tendo em vista que eles são a força principal do SUS e, por que não dizer, a sua cara. E essa valorização, que demonstramos ir além da remuneração, explicita outra necessidade latente do sistema público de saúde brasileiro, que é a definição do seu modelo assistencial e a promoção de todas as ações necessárias para que ele prevaleça em todos os níveis de atenção.

Quando o assunto é Recursos Humanos uma coisa puxa outra. Uma necessidade encoberta de um lado expõe outras tantas e, assim, a formação dos profissionais, o seu provimento de acordo com as necessidades das diversas e das variadas regiões do Brasil, a difícil vinculação deles ao sistema público vão sendo apresentadas como se estivessem de mãos dadas. E a sensação é de que essas necessidades gritam por soluções rápidas e eficientes perante o inexorável atrofiamento do sistema que o problema impõe.

Algumas alternativas estão sugeridas e indicadas, nem sempre concordantes, mas todas bem intencionadas e carregadas da necessidade de serem tratadas de maneira intersetorial, afinal ninguém faz nada sozinho.

Ainda nesta edição, apresentamos uma entrevista com o presidente do CONASS, Wilson Alecrim, secretário de Estado da Saúde do Amazonas, eleito unanimemente em março deste ano e que falou a respeito do tema especial desta edição, das especificidades da região amazônica e de outros desafios do SUS, além de apresentar as propostas para sua gestão à frente do Conselho.

Na seção institucional esta edição traz a cobertura completa do Seminário Internacional: Atenção Primária à Saúde – acesso universal e proteção social, realizado em abril, como parte das comemorações pelos 30 anos do Conselho, bem como as coberturas do I Seminário Modelos de Cuidado das Condições Crônicas na Atenção Primária à Saúde, realizado pelo CONASS e pela Opas/OMS, como parte das atividades do laboratório de inovações no cuidado às condições crônicas na Atenção Primária à Saúde, e da 6ª Assembleia do CONASS, realizada em São Luís, no Maranhão, cujos temas principais foram a Lei Complementar n. 141/2012 e o Decreto n. 7.508/2011.

Versões disponíveis

Versão em Revista