EDIÇÃO 06 – JANEIRO, FEVEREIRO E MARÇO DE 2013
Revista Consensus.

capa_consensus_6O ano de 2013 começou como um ano de grandes desafios para muitos gestores públicos brasileiros. Prefeitos assumem seus cargos depois de disputas políticas, na maioria dos casos, acirradas. Esses gestores, assim como seus representantes, têm pela frente outra batalha: colocar em prática tudo aquilo que foi prometido durante a campanha eleitoral. Nesta edição da Revista Consensus abordamos o tema que foi evidenciado em todo o país durante as eleições municipais: a saúde pública brasileira.

Secretários de Saúde assumem seus postos, pela primeira vez ou não, com compromissos já assumidos perante a sociedade. Desafios postos, problemas muitas vezes estruturais, novas legislações e muita demanda. E para falar a estes gestores, convidamos o médico sanitarista e professor Gastão Wagner. São conselhos valiosos de um especialista que tem a experiência da gestão embasada pelo estudo e pela pesquisa acerca da gestão da saúde e de todos os aspectos que a permeiam.

E com a mesma intenção de apresentar aos gestores não apenas as dificuldades, mas as alternativas e as possibilidades da gestão, trazemos uma matéria que aborda a questão do número de médicos no país. O aumento exponencial de cursos e vagas para o estudo da medicina, os programas e as propostas para melhorar a distribuição destes profissionais onde mais são necessários, a importância da intersetorialidade entre os Ministérios da Saúde e da Educação, a vinda de médicos de outros países, entre outros aspectos relevantes a respeito desse tema.

Em relação às ações institucionais, ao entender que a avaliação de saúde tem ocupado lugar de destaque entre as ações de planejamento e gestão, o CONASS promoveu, em dezembro passado, o Seminário Internacional sobre Avaliação Hospitalar no Modelo de Avaliação Global e Integrada do Desempenho dos Sistemas de Saúde EGIPSS (Évaluation Globale et Intégrée de la Performance des Systèmes de Santé). O seminário faz parte de uma parceria internacional entre a Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul, o CONASS, o Ministério da Saúde e a Universidade de Montreal, no Canadá.

Também nesta edição, a parceria do CONASS com a Secretaria de Saúde do Pará e com a Universidade Estadual do Pará na realização do 1º Curso de Especialização em Planificação da Atenção Primária à Saúde.

Versões disponíveis

Versão em Revista