EDIÇÃO 07 – ABRIL, MAIO E JUNHO DE 2013
Revista Consensus.

capa_consensus_7O Brasil assiste, há aproximadamente duas décadas, à ascensão de uma nova classe média, que, cada vez mais, demonstra novos interesses e anseios com impactos significativos determinando, sobretudo, nova realidade socioeconômica do País.

Com o entendimento de que é preciso conhecer melhor esse movimento e suas implicações no Sistema de Saúde – público e privado – , o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), realiza, no dia 24 de abril, em Brasília, o seminário Saúde: para onde vai a nova classe média – o primeiro de uma série que visa aprofundar as discussões sobre o tema dentro do Projeto CONASS Debate.

Por oportuno, a discussão desse tema acontece em um momento delicado em que o Brasil se inquieta com o surgimento de notícias sobre possíveis “negociações” do governo federal com as operadoras de planos privados de saúde visando oferecer um pacote de medidas de estímulo ao setor em troca de garantias de melhoras no atendimento e ampliação de cobertura.

Enquanto protagonista há 31 anos, o CONASS tem discutido novas perspectivas para a saúde do Brasil e manifestado preocupação em relação à consolidação do Sistema Único de Saúde que, apesar de 25 anos de existência, ainda encontra-se ameaçado em seus princípios constitucionais.

Nesta edição da Revista Consensus, levantamos essa reflexão para que sejam descobertos novos caminhos que levem à sustentação e principalmente à efetivação do SUS como sistema público merecedor da credibilidade da sociedade. Com a intenção de fomentar esse debate a equipe da Revista Consensus entrevistou o sociólogo Bolívar Lamounier, que expõe opiniões qualificadas, contribuindo para a compreensão desse relevante fenômeno social. Seguindo essa discussão, são apresentadas as opiniões de expositores do seminário, sobre a saúde pública no Brasil na perspectiva da nova classe emergente.

Na reportagem especial, foi traçado um panorama sobre o papel dos estados na implantação da ferramenta e-SUS Atenção Básica, lançada pelo Ministério da Saúde com o objetivo de qualificar a Atenção Primária à Saúde no Brasil. Trazemos também, nesta edição, algumas ações institucionais do Conselho, como a cobertura da 1ª Oficina de Planejamento da Atenção Primária à Saúde; da instalação do Laboratório de Inovações de Atenção às Condições Crônicas em Santo Antônio do Monte/ MG; e da posse da nova diretoria do CONASS para a gestão 2013/2014.

Por fim, apresentamos artigos escritos pelo consultor do CONASS, Nelson Ibañez, e pelo médico sanitarista, Armando De Negri, sobre a organização efetiva das emergências dos hospitais brasileiros, que se configura, hoje, como um dos maiores desafios do SUS.

Boa leitura!

Versões disponíveis

Versão em Revista