Implementação e Avaliabilidade das Intervenções em saúde: estudos de caso no Brasil
Destaque Aplicativo.

A presente publicação, que se constituiu no quarto volume da série Leiass – Linha Editorial Internacional de Apoio aos Sistemas de Saúde, uma iniciativa da cooperação institucional entre o Conass e o Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa (IHMT Nova), apresenta os artigos produzidos pela equipe técnica do Conass como produto final do Curso Internacional de Avaliação das Intervenções em Saúde, ministrado por professores do IHMT Nova.

O objetivo do curso foi o de institucionalizar a prática da avaliação com rigor científico no âmbito dos trabalhos desenvolvidos pelo Conass, com vistas à adoção de práticas mais ativas, críticas e reflexivas no espaço de trabalho, além de proporcionar aos técnicos e à Secretaria Executiva da instituição os conhecimentos necessários à avaliação de políticas e programas no âmbito do SUS.

A gestão em saúde reveste-se de grande complexidade em função da amplitude e da diversidade do setor. Assim, a prática da avaliação exige características singulares para que possa cumprir adequadamente seu papel, de modo a contribuir para o processo de tomada de decisão e para o permanente aprimoramento de políticas públicas e programas que interessam ao Sistema Único de Saúde, a seus gestores e à população.

A temática abordada nos artigos relaciona-se diretamente com as atividades acompanhadas pelos técnicos do Conass, nas suas áreas específicas de atuação e constituem-se nos fundamentos e nos passos que permitirão a avaliação das estratégias e ações em andamento, no presente e no futuro.