Brasília sedia o 68º Congresso Brasileiro de Enfermagem

congresso_enfermagemO Congresso Brasileiro de Enfermagem de 2016 – 68° CBEn, que acontece em Brasília entre os dias 27 e 30 de outubro, expressa um conjunto de intencionalidades e simbologias para a Enfermagem brasileira e para a área da saúde, o que proporciona um caráter especial a esta edição, deste que já é um espaço tradicional na agenda da categoria.

Ao contextualizar nosso 68° CBEn, destacamos que ele se realiza na data celebrativa dos 90 anos da Associação Brasileira de Enfermagem – 90 anos da ABEn – assim, será um espaço de resgate da história e memória de nossa vida associativa, o qual será o fermentador das nossas reflexões e formulação do futuro que pretendemos construir. Esse momento de celebração nos convoca a repensar a caminhada e construir o fortalecimento do projeto técnico político e social da Enfermagem brasileira apontando desafios, pautas, bandeiras de luta e estratégia de fortalecimento da Enfermagem enquanto profissão cuidadora e cidadã, comprometida com as transformações necessárias para conquistarmos uma sociedade mais justa, solidária e equânime.

Apresentamos o 68° CBEn, atentos à conjuntura da saúde pública, como território de fortalecimento de nossa mobilização pela garantida do direito à saúde no Brasil e pela defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). E, nesse sentido, abordaremos os desafios desde nosso campo de práticas, diante do cenário político do setor, buscando identificar as situações limites que se apresentam e, traçar estratégias para superá-las.

Neste contexto, a Associação Brasileira de Enfermagem em parceria com sua Seção Distrito Federal, ABEn DF, realizadora do evento, apresenta o temário do 68° CBEn “A construção histórica da enfermagem no cuidado em saúde: saberes e práticas na defesa do Sistema Único de Saúde”.

O 68° CBEn tem o objetivo de congregar todas (os) profissionais e estudantes da equipe de enfermagem, quer sejam da gestão, assistência, ensino ou pesquisa, como também, interessados em aprimorar seus conhecimentos, fortalecer a construção técnico-política da Enfermagem brasileira e internacional.

A programação científica referenciada na concepção metodológica da participação ativa e da construção compartilhada do conhecimento, será perpassada por três conexões temáticas, que são: Linhas de Cuidado e Políticas de Saúde; Formação e Produção do Conhecimento; e, Organização Política da Enfermagem. Nesta perceptiva, as atividades serão desenvolvidas por meio de um conjunto de espaços dentre os quais destacamos: conferências, plenárias, mesas redondas, rodas de conversa, relatos de experiência, grupos de trabalho, Tenda Paulo Freire, talk show, cursos, oficinas, reuniões temáticas e institucionais, apresentação de trabalhos e pôsteres, feira de exposição tecnológica e de livros.

Dentre as personalidades que participarão do 68° CBEn, temos a satisfação de anunciar a presença confirmada de Angèlique Namaika, líder do Centro para Reintegração e Desenvolvimento, que desenvolve ações de promoção da cidadania e cuidado com mulheres vítimas de violência sexual e de gênero na República do Congo. Recentemente, em reconhecimento ao seu importante trabalho, Angèlique recebeu o Prêmio Nansen, concedido pela Agência da Organização das Nações Unidas para Refugiados – ONU, em reconhecimento ao seu corajoso e relevante trabalho.

Profissionais de enfermagem do Distrito Federal juntamente com a ABEn Nacional e a Seção DF, sentem-se entusiasmados por estarem na organização deste Congresso, por poderem oferecer aos participantes um espaço de reflexão crítica, troca de experiências, saberes e práticas e a promoção de integração para que cada congressista viva uma experiência única e compartilhe conosco desta construção.

Ao final de outubro a natureza estará nos oferecendo todo o encanto da primavera no Cerrado Brasileiro!

Mais informações no site oficial: http://www.68cben.com/