Calouros de Enfermagem e Medicina da Unitins doam sangue e fortalecem abastecimento da Hemorrede

A ação reuniu mais de 60 alunos que foram ao local de forma voluntária
Os acadêmicos foram recebidos pela equipe da Unidade de Coleta e receberam orientações acerca da doação de sangue – Foto: Ananda Portilho/Dicom Unitins

Os calouros dos cursos de Enfermagem e Medicina da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Câmpus Augustinópolis, estiveram na Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue de Augustinópolis, centro que compõe a Hemorrede do Tocantins, nesta sexta-feira, 3. Durante a visita, os estudantes puderam fazer doação de sangue, bem como realizar o cadastro junto ao órgão para doação posterior.

A visita foi guiada pelo coordenador do curso de Medicina do Câmpus Augustinópolis, Victor Giovannino, e pela assessora pedagógica do mesmo curso de graduação, Renata de Sá. A ação reuniu mais de 60 alunos que foram ao local de forma voluntária. Pelo menos dez acadêmicos realizaram a doação ainda nesta sexta-feira, 3, devido à capacidade do centro de coleta. Os outros estudantes realizaram o agendamento das doações para os próximos dias.

“Foi uma experiência legal. Nós conhecemos os métodos de doação [de sangue]. Até então, acreditávamos que só existia um, mas descobrimos que são dois. Com esse conhecimento vamos voltar [ao centro de coleta] e fazer a doação para quem precisa”, comentou a caloura de Enfermagem, Eduarda Sandriely Santos Resplandes, de 18 anos.

O coordenador do curso de Medicina ressaltou que a visita à hemorrede conseguiu levar mais de 60 alunos até a unidade e foi extremamente importante. “Nós queremos formar médicos e enfermeiros humanos e, para isso, achei importante colocá-los em contato com a doação de sangue. Muitos deles não sabiam nem o próprio tipo sanguíneo, então nós ficamos felizes em vê-los aqui dispostos a doar, tendo contato com os profissionais do centro de coleta e com parentes de pessoas que estão precisando de doação de sangue”, pontuou.

O militar Raimundo da Costa Silva, de Imperatriz (MA), estava na unidade de coleta para fazer a doação para um familiar e ficou emocionado com o gesto dos alunos. “Foi uma surpresa, um presente. Vim de longe para ajudar um amigo e coincidiu de encontrá-los aqui. Aproveitei para pedir que doem nome desse paciente que está precisando. Achei a atitude muito bonita”, comemorou.

“Foi nossa primeira experiência prática com a Medicina. Não desenvolvemos nenhuma atividade de atendimento ou orientação, mas foi nossa primeira vez em uma unidade de saúde como estudante. Além de ser uma boa ação, permitiu que a gente tivesse o contato com a fragilidade humana. Foi uma experiência muito boa e, com certeza, vamos nos lembrar para sempre desse momento”, compartilhou o calouro Guilherme Sales.

Confira abaixo os requisitos para doação de sangue, segundo o Ministério da Saúde:

  • Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal); Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.
  • Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe), serão aceitos documentos digitais com foto.
  • Pesar no mínimo 50 kg.
  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
  • Estar alimentado. Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.
  • Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.
  • A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para as mulher.
  • O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.
Calouros de Enfermagem e Medicina do Câmpus Augustinópolis durante ação de doação de sangue – Ananda
 
por Ananda Portilho/Governo do Tocantins