Com o objetivo de debater o novo financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS), o programa Nacional de Promoção, Proteção e Apoio à Amamentação, o programa Nacional de Controle do Tabagismo, entre outros, foi realizada hoje (13), a Câmara Técnica do Conass de Atenção Primária à Saúde (CTAPS).
O secretário executivo do Conass, Jurandi Frutuoso, destacou a importância da reunião e observou que os encontros mostram o interesse de melhorar cada vez mais a gestão da APS. “Sabemos das dificuldades em fazer Atenção Primária com a desigualdade do nosso país, mas com essas reuniões, podemos ver o crescimento da APS, sustentada pelo compromisso de cada um dos trabalhadores dos estados e municípios. E é por meio desses encontros que podemos ter novos caminhos e assim colocar essas políticas públicas em execução nos territórios”, disse.
Maria José Evangelista, assessora técnica do Conass e coordenadora da CTAPS, ressaltou que não é possível aprimorar a APS no Sistema Único de Saúde (SUS), se o trabalho for feito de forma fragmentada. “Aqui podemos saber o que está acontecendo em cada lugar, como estão os encaminhamentos nas secretarias. Para fortalecermos a atenção primária precisamos de consensos e responsabilidades para tornarmos as decisões conjuntas”, falou.
Marcela Alvarenga, representante do Conasems, falou que o Conselho está alinhado com as propostas do Conass na Atenção Básica e que é preciso trabalhar cada vez mais juntos. “A Atenção Básica vem se fortalecendo ao longo dos últimos anos e está presente em todos os municípios. Por isso, é fundamental ter esse cuidado no atendimento à população, principalmente com a nova metodologia de financiamento”, acrescentou.
—
Assessoria de Comunicação do Conass