Câmara Técnica de Assistência Farmacêutica reúne técnicos das SES em Brasília

Brasília – Técnicos das Secretarias Estaduais de Saúde de 16 estados estão reunidos desde ontem (17), para a reunião da Câmara Técnica de Assistência Farmacêutica (CTAF) do CONASS. Sob a coordenação da assessora técnica, Lore Lamb, o grupo debateu no primeiro dia do encontro a proposta de portaria para a Assistência Farmacêutica  na saúde prisional, conforme estabelecido na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP).

A relação entre a assistência farmacêutica e a segurança do paciente também foi debatida entre os técnicos das SES. O tema foi apresentado pela assessora técnica do CONASS e responsável pelo Núcleo Técnico de Vigilância Sanitária do CONASS, Viviane Rocha de Luiz.

Hoje (18), último dia da reunião, o debate continua com o relato do assessor técnico do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Elton Chaves, acerca das dificuldades observadas na aquisição de medicamentos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica.

Outro ponto de pauta da reunião, diz respeito à situação atual e as perspectivas futuras sobre o Banco de Preços em Saúde (BPS). Tema que será abordado pela representante do Departamento de Economia da Saúde, Investimento e Desenvolvimento (DESID)  da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde. A proposta de pesquisa do CONASS sobre  Assistência Farmacêutica nas SES e a proposta de pesquisa conjunta entre CONASS e Conasems sobre o Rename serão apresentadas pelos assessores dos Conselhos, Lore Lamb e Elton Chaves.

Por fim, a Câmara Técnica contará ainda com a participação da assessora do Gabinete do Diretor Presidente, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Ana Paula Barreto. Ela irá falar sobre  o rastreamento da produção e do consumo de medicamentos no Brasil (Lei n. 11.903/2009), sobre a implantação do sistema nacional de controle de medicamentos (RDC n. 54/ 2013) e sobre instituição de Grupo de trabalho (Portaria GM n. 185/2014).

As fotos da reunião encontram-se disponíveis na nossa galeria no flickr. Clique aqui para acessá-las.