Câmara Técnica de Informação e Informática em Saúde reúne técnicos dos estados

Com o objetivo de discutir os temas relacionados ao aprimoramento da qualidade da informação e à utilização das tecnologias da informação em saúde, os assessores técnicos do Conass, Nereu Henrique Mansano e Felipe Ferré, reuniram-se com representantes das Secretarias de Estado da Saúde (SES) para Câmara Técnica de Informação e Informática do Conass (CTIIS).

O encontro, que aconteceu ontem e hoje (17), teve como objetivo propiciar a troca de experiências entre as SES e contribuir no esforço de melhorar as áreas de tecnologias dos estados. “O objetivo da CTIIS é colaborar para que possamos trocar experiências e ter mais efetividade nas tomadas de decisão”, disse Nereu.

No primeiro dia, as principais temáticas do encontro foram a Rede Nacional de Dados em Saúde – RNDS: Estado da arte e cronograma de implementação, que foi apresentado pela Paula Xavier dos Santos – Coordenadora Geral de Inovação e Informática em Saúde do Ministério da Saúde. “Achamos esse contato fundamental para trazer questões estratégicas para o Sistema Único de Saúde – SUS e mostrar nossas propostas de trabalho e como podemos ajudar nos sistemas de saúde dos estados”, falou.

Para Ferré, o espaço serve de aproximação com os trabalhadores e gestores estaduais. “Aqui temos a oportunidade de compartilhar o trabalho que o Conass está fazendo e mostrar ações efetivas que podem servir para outros estados”, falou Felipe.

Da esquerda para direita: Ana Estela; Nereu Mansano; Sergio Rosa e Felipe Ferré

No segundo dia, a Ana Estela Haddad, secretária da Secretaria de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, destacou que o desafio da área é grande e esses encontros são importantes para as ações interfederativas. “O importante é que as secretarias possam se conectar para trabalhar e trocar experiências juntos”, disse ela.

Para o diretor do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), Sergio Rosa, colocar informações disponíveis para auxiliar os estados é o objetivo do departamento. “Precisamos entender a dinâmica de trabalho de vocês para desenvolver ações concretas e ter uma operalização eficaz”, reforçou.

Durante o encontro, também foram debatidos a Base Nacional de Dados da Regulação Modelo de Informação; Situação do desenvolvimento do modelo computacional; Situação atual do SISREG; Situação e cronograma de desenvolvimento do e-SUS – Regulação; a Integração dos Sistemas de Regulação e de Prontuário Informatizado de Pacientes no Estado do Ceará; e o painéis de indicadores de acompanhamento do programa de redução da fila cirúrgica eletiva; Sistema “Regula Cirurgia” do Rio Grande do Norte.

Ascom Conass

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000