Brasília – Acontece, na manhã desta segunda-feira (02), a reunião da Câmara Técnica do Conass de Qualidade no Cuidado e Segurança do Paciente (CTQCSP). A abertura da reunião contou com a presença da secretária de Saúde do Rio de Janeiro, Claudia Mello, que destacou a importância do fórum para a evolução do tema no Sistema Único de Saúde (SUS).
Com a participação dos representantes das Secretarias Estaduais de Saúde e de assessores técnicos do Conass, a reunião também conta com a participação do Diretor Nacional no Brasil do Institute for Healthcare Improvement (IHI), Fernando Faraco, que apresentará as iniciativas internacionais sobre Ciência da Melhoria e da Coordenadora Geral de Atenção Domiciliar DAHU/SAES/MS, Mariana Borges, que abordará a temática da Segurança do Paciente no Domicílio.
Na abertura do encontro, Jurandi Frutuoso, secretário executivo do Conass, enfatizou o papel da câmara técnica para as políticas públicas nos estados e reforçou a importância de que os integrantes do grupo, ao retornarem a seus estados, deem ciência aos secretários sobre os temas que foram debatidos na reunião a fim de subsidiá-los com informações da base o que permite discussões mais efetivas com os demais entes do SUS”, disse.
A Inteligência Artificial e as reações adversas relacionadas a medicamentos, a Terapia Assistida e o Projeto FortaleceSES também estão na pauta.
Além disso, a Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, irá apresentar a ferramenta para desenvolvimento de ações de contingência no monitoramento de desastres.
Carla Ulhoa, assessora técnica do Conass, coordena a CTQCSP que seguirá reunida amanhã, para o III Seminário Dia Mundial de Segurança do Paciente.
—
Assessoria de Comunicação do Conass