Coordenada pelos assessores técnicos do Conass, Nereu Henrique Mansano e Felipe Ferré, representantes das Secretarias de Estado da Saúde reuniram-se ontem e hoje (14), em Brasília, para a Câmara Técnica do Conass de Informação e Informática em Saúde (CTIIS).
O objetivo do encontro foi debater como a área de saúde digital pode colaborar na implementação do Planejamento Regional Integrado, o que é preciso saber para a elaboração dos Planos de Ação de Transformação para a Saúde Digital e discutir o Programa SUS Digital.
“Esse encontro é fundamental para trazer questões estratégicas para o Sistema Único de Saúde (SUS) e elaborar um bom plano de ação de informação e informática para termos um sistema de saúde cada vez mais integrado e eficaz”, disse o secretário executivo do Conass, Jurandi Frutuoso.
Para o diretor de Monitoramento, Avaliação e Disseminação de Informações Estratégicas em Saúde do Ministério da Saúde (DEMAS/MS), Paulo Sellera, com a elaboração dos planos, será possível fazer com que essas ações de transformações digitais ocorram nos territórios. “Estamos na parte de formulação, e fazemos isso de uma forma tripartite, mas ações acontecem mesmo nos territórios. Por isso, deve ser elaborado de maneira integrada, somando esforços dos estados, municípios e ministério”, disse.
Sellera falou também da adesão positiva dos estados em relação ao programa SUS Digital, que visa ampliar o acesso da população aos serviços e ações de saúde, com ênfase na integralidade e resolubilidade do atendimento médico. “Isso mostra que estamos no caminho certo para fazer a transformação digital”, falou.
Rita Cataneli, assessora técnica do Conass, destacou que, para que essa elaboração aconteça de forma efetiva, é preciso enxergar em como fazer um trabalho integrado. “Sabendo disso, vamos ter celeridade, uma resposta mais eficaz para o sistema de saúde. Além disso, é necessário que os estados entendam que as ações precisam estar alinhadas com a gestão federal e municipal”, falou.
O assessor técnico do Conass, Nereu Henrique Mansano, parabenizou os estados pela adesão ao programa SUS Digital e destacou que isso mostra o esforço que os estados estão fazendo para terem serviços por meio da inovação.
Hoje haverá a 2ª Jornada de Proteção de Dados Pessoais no SUS, na sede da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O objetivo é debater as experiências, aprendizados e principais desafios que norteiam a temática na área da saúde e reforçar a importância de salvaguardar a privacidade das informações pessoais e sensíveis dos usuários do SUS.
Além disso, vão falar das questões atuais e que estão no dia a dia dos profissionais de saúde e gestores do SUS, tais como: o compartilhamento e a interoperabilidade de dados no poder público; a governança e soberania de dados e a infraestrutura de nuvem; as particularidades envolvidas no tratamento de dados sensíveis de saúde de crianças, adolescentes e grupos étnicos-raciais; e a aplicação da inteligência artificial na saúde.
O evento será transmitido ao vivo no canal do Datasus no Youtube.
—
Assessoria de Comunicação do Conass