Nesta terça e quarta-feira, acontece em Salvador/BA, a reunião da Câmara Técnica do Conass de Vigilância Sanitária com a presença dos coordenadores da vigilância dos estados.
A secretária de Estado da Saúde da Bahia, Roberta Silva, reforçou a importância de se enxergar a vigilância em toda a sua amplitude e mencionou a Conferência Livre de Vigilância em Saúde e Atenção Básica realizada pela Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde e pela Diretoria de Atenção Básica da SES/BA. “Foi um fato novo que reforçou a importância de enxergamos a vigilância em todas as suas dimensões. Quando falamos da amplitude da Vigilância, falamos do próprio desenvolvimento econômico e social do estado”, afirmou.
A gestora ainda chamou a atenção do papel da vigilância na reconquista das coberturas vacinais. “Temos um grande trabalho de conscientização que só venceremos com a comunicação e com o viés científico para provar a segurança das vacinas e, neste processo, os profissionais da vigilância são fundamentais”.
Maria Cecília Brito, assessora técnica do Conass e coordenadora da CTVISA ressaltou a importância da reunião uma vez que a vigilância passa por um momento fundamental de reconhecimento, visibilidade e de conquista nos espaços da assembleia dos secretários estaduais de saúde. “Temos que nos preparar porque os tempos nos exigem mais rapidez nas nossas ações e precisamos fornecer subsídios aos gestores”, disse.
Na abertura do encontro a Superintendente de Vigilância e Proteção da Saúde da Secretaria de Estado da Saúde da Bahia (Suvisa SES/BA), Rívia Mary de Barros classificou a integração e a comunicação como um dos grandes desafios a serem superados na vigilância sanitária. “A população precisa entender a importância da vigilância. Temos que transformar cada cidadão em um vigilante sanitário caso contrário continuaremos a apagar incêndios. Nós trabalhamos com riscos e todas as vigilâncias precisam estar com seus conhecimentos integrados”, destacou.
Já a diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental (Divisa/SES/BA), Mariza Eduane ressaltou que os encontros da câmara técnica aproximam os estados e permitem a troca de experiências entre eles, o que é importante dada a complexidade da vigilância sanitária. Segundo elaé preciso construir novos paradigmas que tragam mais flexibilidade, foco nas pessoas e no atendimento ao usuário. “Temos um caminho de inovação, de modernização das nossas práticas e do nosso olhar reconhecendo sempre o valor que temos dentro da sociedade enquanto reguladores”.
O encontro abordou temas como a fiscalização em hospitais de pequeno porte, o projeto Rota da Fumaça de combate ao tabagismo e o aparecimento de Cândida auris no País.
O assessor técnico do Conass, Sandro Terabe, apresentou o Centro de Inteligência Estratégia para a Gestão Estadual (Cieges). A plataforma busca apoiar a construção de uma inteligência gestora estadual, construindo conhecimento por meio da informação gerada a partir dos dados, visando facilitar o acesso a um conjunto de informações para subsidiar a tomada de decisão e a consulta de dados.
Ascom Conass
ascom@conass.org.br
(61) 3222-3000