Câmara Técnica do Conass debate o Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública  

Coordenada pela assessora técnica Maria Cecília Brito, foi iniciada nesta quinta-feira (02), em Brasília, a reunião da Câmara Técnica do Conass Laboratórios de Saúde Pública, que tem programação até amanhã. 

A reunião tem como objetivo discutir a revisão da Portaria GM n. 2.031, de 2004, que define o Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública (SISLAB), que é um conjunto de redes nacionais de laboratórios, organizadas em sub-redes, por agravos ou programas, de forma hierarquizada por grau de complexidade das atividades relacionadas à vigilância em saúde – compreendendo a vigilância epidemiológica e vigilância em saúde ambiental, vigilância sanitária e assistência médica.

Para Cecília, é bom ter essa discussão, porque mostra que poderemos ter novos caminhos para os laboratórios estaduais e municipais. “Nós precisamos construir uma proposta que possa subsidiar a Portaria 2.031, principalmente para debater as definições de conceitos e a questão do que é sistema e do que são redes” disse.

A reunião ocorre na sede do Conselho, com assessores técnicos das secretarias estaduais de saúde e convidados. 

Assessoria de Comunicação do Conass