A sede do Conass recebeu ontem e hoje (19), técnicos das Secretarias Estaduais de Saúde para a reunião da Câmara Técnica de Atenção Primária à Saúde (CTAPS). Durante os dois dias, o grupo debateu temas estratégicos para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS) no Sistema Único de Saúde (SUS).
O encontro contou com a participação de representantes do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), do Ministério da Saúde e de assessores técnicos do Conass. Entre os temas discutidos, estiveram a estratégia de Saúde Digital para o Brasil, os indicadores da APS na prática e o implante contraceptivo subdérmico de Etonogestrel.
Esta última pauta foi apresentada pela secretária de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (Saps), Ana Luiza Caldas, e pela coordenadora geral de atenção à saúde das mulheres, Mariana Seabra. Elas explicaram como será a chegada desses implantes nos territórios e de que forma os profissionais de saúde serão qualificados para atender as mulheres, ampliando assim a possibilidade de métodos contraceptivos para todas a população feminina no Brasil. “É a saúde sexual e reprodutiva cada vez mais fortalecida nos territórios”, comemorou a secretária da SAPS.
Para Maria José Evangelista, assessora técnica do Conass e coordenadora da CTAPS, a pauta foi construída de forma alinhada às necessidades dos profissionais de saúde que atuam nos territórios.
Já o secretário executivo do Conass, Jurandi Frutuoso, ressaltou a importância de discutir pontos prioritários para o sistema de saúde, trocar informações e fortalecer a atuação dos estados no processo de construção do SUS.
Frutuoso também reforçou o compromisso do Conass com o fortalecimento da APS em todo o Brasil, lembrando da parceria com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico em um projeto que vai avaliar a Planificação da Atenção à Saúde nos municípios onde já está implantada. Ele ainda destacou o papel estratégico das Câmaras Técnicas: “Faço sempre questão de repetir o quanto esse espaço é importante, para que suas contribuições reverberem e se consolidem cada vez mais.”
—
Assessoria de Comunicação do Conass