Campanha de conscientização nas escolas preparam estudantes para segundo Dia D de Vacinação Infantil em MS

A campanha “Estudante Inteligente Confia na Ciência – Vacine-se!” contará com 82 pontos de vacinação em todo o Estado

Após o excelente resultado da primeira edição da campanha de vacinação em crianças de 5 a 11 anos de idade que vacinou mais de 20 mil crianças em Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado, por intermédio das Secretarias de Saúde (SES) e de Educação (SED), realiza na próxima segunda-feira (21), o segundo Dia “D” de vacinação infantil para crianças de 5 a 11 anos das redes pública e privada de ensino com a campanha “Estudante Inteligente Confia na Ciência – Vacine-se!” Escolas que já iniciaram o ano letivo desenvolvem desde quarta-feira (16), ações de conscientização sobre a vacinação junto aos alunos e toda comunidade escolar.

Para o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, esta é a oportunidade para os pais ou responsáveis que ainda não vacinaram as crianças de 5 a 11 anos possam levá-las para um ambiente seguro e longe de contaminações. “Nós tivemos uma resposta positiva na primeira campanha de vacinação infantil, somente no último Dia D que ocorreu em 11 de fevereiro em parceria com as secretarias municipais de Educação e Saúde, vacinamos 7.855 crianças em um único dia – um recorde até o momento. Agora, com esta segunda edição, queremos ultrapassar este índice de vacinação, mas para isso, contamos com a participação dos pais e responsáveis em uma disputa saudável com objetivo de proteger o que temos de mais precioso que são as nossas crianças”.

Com locais de vacinação em todos os municípios de Mato Grosso do Sul, a Campanha contará com 82 postos situados em unidades escolares da Rede Estadual de Ensino. Campo Grande contará com 3 locais de vacinação, EE Joaquim Murtinho (centro), EE Lino Vilachá (Nova Lima) e EE Waldemir de Barros (Moreninha); em Ponta Porã com 2 postos EE Joaquim Murtinho (centro) e EE Nova Itamarati (Assentamento Itamarati). Os demais municípios do Estado terão um ponto focal em cada cidade, conforme tabela das unidades escolares que receberão o dia D de Vacinação.

A secretária de Estado de Educação, Cecilia Motta, destacou a importância e a abrangência do dia D. “No dia 21 de fevereiro teremos a culminância da imunização nos nossos estudantes, não só da rede estadual, mas também das redes municipais e escolas privadas. Teremos, nos municípios, escolas selecionadas como pontos de vacinação. Este é o momento de confiarmos na ciência e buscarmos a vacinação. Contamos com o apoio de toda família sul-mato-grossense para um retorno seguro do ano letivo de 2022”.

Coordenador da campanha, o assessor militar na SES, Coronel Marcello Fraiha, destaca que a vacinação infantil tem um papel fundamental para a sociedade, uma vez, que esclarece aos pais ou responsáveis, todas as dúvidas em relação a vacinação. “Ressaltamos que todas as vacinas são seguras, os pais ou responsáveis não precisam ficar com receio de vacinarem as crianças. Por recomendação da SES e do Ministério da Saúde, a vacinação do público de 5 a 11 anos, ocorre em locais distintos – separados dos demais públicos – definidos pelos municípios, são locais seguros para que as crianças possam receber as doses de vacina”.

Para reforçar as ações de conscientização nas escolas que iniciaram o ano letivo, a SES e a SED recomendam o desenvolvimento de ações sobre a importância da vacinação em crianças de 05 a 11 anos de idade no período de 16 a 20 de fevereiro de 2022. O Dia D de Vacinação Infantil será das 8h às 18h do dia 21 de fevereiro de 2022, podendo a critério do gestor de saúde, prever a realização de horário estendido, de acordo com a demanda no respectivo município.

A ação promovida pelo Governo do Estado, por intermédio das Secretarias de Saúde (SES) e de Educação (SED), conta com a parceria das secretarias municipais de Educação e Saúde, Conselho de Secretários de Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul (COSEMS/MS), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, bem como, o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de MS (SINEPE-MS).

Vacinação Infantil

Mato Grosso do Sul recebeu a primeira remessa de vacina pediátrica da Pfizer no dia 14 de janeiro com 18.300 doses para vacinar crianças de 5 a 11 anos. No mesmo dia as doses foram distribuídas aos 79 municípios que iniciaram a imunização de crianças em 15 de janeiro de 2022. No dia 22 de janeiro, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Saúde, com aval do Ministério da Saúde, autorizou a vacinação em crianças a partir de 6 anos com a Coronavac.

A Campanha Estadual de Imunização Infantil Contra a Covid-19 acontece desde o dia 15 de janeiro de 2022. Em Mato Grosso do Sul já foram vacinadas 93.453 crianças de 5 a 11 anos, com ou sem comorbidades e indígenas, com a primeira dose com os imunizantes Pfizer pediátrica ou CoronaVac, o que corresponde a 31,04% da estimativa do público existente no Estado de 301.026 mil crianças.

Confira tabela das unidades escolares que receberão o dia D de Vacinação, dia 21 de fevereiro, nos 79 municípios de MS.

Por Rodson Lima, SES