Campanha de vacinação antirrábica começa neste sábado (3)

DF terá mais de 60 locais para atendimento. Tutores devem levar cães e gatos a partir dos três meses, inclusive fêmeas prenhas ou que estejam amamentando

Começa neste sábado (3) a campanha de vacinação antirrábica do Distrito Federal. A expectativa é superar os números de 2022, quando foram imunizados 229.126 animais, sendo 186.664 caninos e 42.462 felinos. Para isso, até o dia 30 de setembro a Secretaria de Saúde (SES) vai ampliar o número de locais de atendimento de segunda a sexta-feira e aos sábados. A lista completa está disponível no site da pasta.

“Queremos ampliar cada vez a cobertura vacinal antirrábica. Nós esperamos vacinar o maior número possível de animais, entre gatos e cachorros”, afirma o subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero. O gestor destaca que os Núcleos Regionais de Vigilância Ambiental oferecem os imunizantes ao longo de todo ano. Porém, anualmente, a campanha é realizada para promover a vacinação em mais locais e chamar a atenção dos tutores.

Todos os cães e gatos acima de três meses podem ser imunizados, inclusive no caso de fêmeas prenhas ou que estejam amamentando seus filhotes. Foto: Sandro Araújo, da Agência Saúde-DF

O diretor-substituto de Vigilância Ambiental em Saúde da Secretaria de Saúde, Laurício Monteiro Cruz, destaca que a aplicação é realizada por profissionais treinados pela pasta, entre agentes de vigilância ambiental, veterinários e estudantes de universidades. “Todos os cães e gatos acima de três meses podem ser imunizados, inclusive fêmeas que estejam prenhas ou amamentando seus filhotes. Não há nenhuma restrição nesses casos”, esclarece.

Vacinação Rural

Em alguns pontos de áreas rurais do Distrito Federal, a campanha será adiantada já para esta quinta-feira (1º), em uma parceria da Secretaria de Saúde com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF). “Nossos extensionistas conhecem os produtores atendidos e sabem onde estão as famílias com mais animais, por exemplo”, afirma o gerente de Desenvolvimento Agropecuário da Emater, Alessandro Rangel.

Ao longo da campanha, cada escritório local da Emater-DF, juntamente com a Secretaria de Saúde, vai definir a vacinação na região e a forma, se volante (indo até os produtores) ou em posto fixo. Segundo Rangel, alguns agricultores possuem mais de dez cachorros ou gatos, o que torna inviável a ida ao escritório local. “Em alguns casos, a vacinação será feita em domicílio”, explica.

Para mais informações sobre a vacinação em área rural, é necessário procurar o escritório da Emater mais próximo da propriedade. Confira aqui.

A doença

A raiva é uma zoonose transmitida por vírus e que pode contaminar o ser humano por meio de mordida, arranhada ou lambedura de animal contaminado. A doença atinge o sistema neurológico, provocando uma intensa dor de cabeça, levando o paciente à morte em praticamente 100% dos casos. O site da Secretaria de Saúde possui informações sobre a importância da vacinação.

Tutores devem levar cães e gatos a partir dos três meses, inclusive fêmeas prenhas ou que estejam amamentando

Humberto Leite, da Agência Saúde-DF