Campanha incentiva a doação de sangue antes do Carnaval

Com a queda, já freqüente, nos estoques dos hemocentros no período de Carnaval, que é quando mais se precisa de sangue, o Instituo Nacional de Câncer José de Alencar Gomes da Silva (Inca) promove novamente a mobilização Bloco da Solidariedade, visando estimular a doação neste período. A ação ocorrerá entre os dias 13 e 17 de fevereiro, com a entrega de filipetas em unidades de saúde convocando o público a doar e divulgar a iniciativa.

O slogan deste ano, “Tá na hora de doar”, traz o alerta “Uma horinha ou duas da sua vida podem se transformar em muitos anos de vida para alguém”. O objetivo da ação vai além de suprir a necessidade desta época do ano, buscando também conscientizar a população sobre a importância de doar sangue com regularidade.“O Serviço de Hemoterapia recebe aproximadamente 1.600 doadores por mês para atender à demanda do INCA. No entanto, próximo aos feriados, como o Carnaval, este número diminui cerca de 50%”, esclarece Iara Motta, chefe do Serviço de Hemoterapia do INCA.

Os interessados devem procurar o Banco de Sangue do INCA, no prédio da Praça Cruz Vermelha, 23, 2º andar, entre 7h30 e 14h30. É necessário apresentar documento oficial de identidade com foto (RG, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação); estar bem de saúde; ter entre 18 e 67 anos; pesar mais de 50kg; não estar em jejum e evitar apenas alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.

Em caso de dúvidas, entrar em contato com o Serviço de Hemoterapia do INCA pelo telefone (21) 3207-1580 / 3207-1021 e 3207-1058.

Orientações para doadores de sangue

Jéssica Macêdo / Blog da Saúde com informações da Ascom/Inca