Campanha Vacina Mais destaca importância da vacinação contra a meningite no Brasil

O aumento de 77% no número de casos de meningite no estado de São Paulo, entre os meses de maio e a primeira semana de outubro, acendeu um alerta e chamou a atenção para mais uma doença imunoprevenível que tem apresentado baixa cobertura vacinal no Brasil: a meningite.

A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que protegem o cérebro, e da medula espinhal, podendo ser causada por bactérias, vírus, fungos e/ou parasitas, sendo as virais e bacterianas as mais comuns e com maior potencial de produzir surtos.  Entre os principais sintomas estão dor de cabeça, rigidez do pescoço, febre alta e mal-estar.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), sete vacinas contra 4 bactérias que causam a doença (meningococo – A, C, W e Y – ; pneumococo, Haemophilus influenzae tipo B e o bacilo da tuberculose). No entanto, segundo dados do Ministério da Saúde, as coberturas vacinais, em 2022, estão abaixo de 60%, número muito inferior à meta de 95% do público-alvo recomendada pelo PNI.

Considerando o cenário preocupante e a gravidade da doença, a campanha Vacina Mais elaborou um novo pacote de peças que abordam a importância da vacinação contra a meningite, as vacinas oferecidas pelo SUS e o público-alvo de cada uma delas. O objetivo é reforçar que a vacinação é considerada a forma mais eficaz de prevenção da doença.

Como participar?

Para participar, basta acessar o link https://cutt.ly/vacinamais e baixar os cards ou carrosséis (sequência de cards que devem ser usados juntos em um só post, voltados para o Instagram) e compartilhar em suas redes sociais com a hashtag #VacinaMais.

Os conteúdos da campanha são verificados por um time de assessores técnicos especializados em saúde pública. O objetivo é disseminar informações importantes e consistentes sobre vacinação e doenças que podem ser prevenidas através de imunizantes seguros, de qualidade e oferecidos pelo SUS.

Os pacotes de peças gráficas são disponibilizados gratuitamente em alta qualidade para serem baixados e postados nas redes sociais ou serem impressos.

Nesse novo “pack”, também constam sugestões de legendas para cada post e legendas #ParaCegoVer, na perspectiva de deixar o conteúdo mais acessível.

#VacinaMais

 A campanha Vacina Mais é uma iniciativa conjunta do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS).

O objetivo da campanha é motivar a população a tomar todas as vacinas do calendário de imunização de rotina e as contra a COVID-19 e gripe, de modo a garantir a proteção coletiva e salvar vidas. Para isso, mensalmente são disponibilizados materiais de comunicação em diversos formatos para públicos das esferas municipal, estadual e federal, bem como para outras instituições parceiras.

Baixe aqui as peças em alta resolução.