CAPS-AD realizou 114 atendimentos durante plantão do Carnaval

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPsAD), mantido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) no Monte Castelo, realizou 114 atendimentos a dependentes de álcool e crack no período do Carnaval. A informação repassada pela direção da unidade revela que 112 desses atendimentos foram motivados por uso ou consumo de crack, e dois por uso excessivo de bebidas, o que levou a alto grau de intoxicação por álcool.

Segundo Marcelo Soares, diretor do CAPS-AD, todos os atendimentos foram realizados entre a segunda-feira de carnaval e a quarta-feira de cinzas, período em que a unidade trabalhou em regime de plantão para atender solicitações e pedidos de ajuda de usuários ou da família.  Ele explicou, ainda, que em sua maioria os pacientes foram tratados dentro da própria unidade, sem que fosse preciso remoção para leitos de retaguarda colocados a disposição nesse período em outras unidades.

“Apenas uma remoção fez-se necessária para atendimento em leito hospitalar, devido à necessidade de internação de usuário já cadastrado anteriormente no CAPS, que foi resgatado e trazido até a unidade com apoio da Superintendência de Polícia da Capital”, ressaltou Marcelo Soares.

As equipes multiprofissionais compostas por médicos, psicólogos, enfermeiros e assistente sociais que estavam de plantão na unidade ainda deslocaram-se diversas vezes para atender a solicitações de atuação e intervenção. “Dez atendimentos domiciliares foram motivados por chamadas telefônicas para o Serviço Social do CAPS AD”, informou o diretor.

Implantado para prestar apoio e tratamento a dependentes químicos, o CAPS AD continuará intensificando suas atividades até as 18hs desta sexta-feira, para atender usuários de álcool, crack e outras drogas, encerrando o regime de plantão instalado para o carnaval.

“As pessoas ou as famílias que precisarem de auxilio médico ou apoio psicológico podem nos procurar em nossa sede, ou contatar nosso serviço social por meio do telefone (098) 3236–4741, que serão prontamente atendidas por nossa equipe”, enfatiza o diretor.

Foto: Nestor Bezerra

Walber Oliveira – SES MA