Ceará – Rede de informações para a saúde será instalada dia 22

O secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, abre às 8 horas desta quinta-feira, 22 de agosto, no Hotel Mareiro, Avenida Beira Mar, 2380, Meireles, a 1ª Oficina de Trabalho Interagencial (OTI), que instalará a Rede Interagencial de Informações para a Saúde (RIPSA) no Ceará. Instituída por decreto do governador Cid Gomes, em dezembro de 2012, a RIPSA Ceará congrega instituições lidam com a produção, análise e disseminação de dados e indicadores de interesse para a saúde, com o objetivo de fornecer subsídios para a formulação de políticas públicas. Além da RIPSA nacional, já funcionam redes estaduais no Tocantins, Bahia, Minas Gerais, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

A RIPSA Ceará é integrada, entre outras instituições, pela Secretaria da Saúde do Estado, Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), universidades e unidades estaduais do Ministério da Saúde, do Departamento de Informática do SUS (Datasus), da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na Oficina de Trabalho Interagencial, instância de coordenação técnica da rede, a RIPSA Ceará formará os Comitês de Gestão de Indicadores (CGIs), que serão constituídos por instituições vinculadas a cada subconjunto temático de trabalho: demográficos, socioeconômicos, de mortalidade, de morbidade e fatores de risco, de recursos e de cobertura.

Em nível nacional, a RIPSA é responsável pela publicação regular dos Indicadores e Dados Básicos do Brasil (IDB), base de dados eletrônica composta por um conjunto de mais de 100 indicadores,  hospedada no site do Datasus. O IDB sistematiza informações essenciais para compreensão geral da situação de saúde e acompanhamento de suas tendências. Na sexta-feira, 23 de agosto, os participantes da OIR passarão por treinamento para conhecer os mecanismos e instrumentos operacionais da RIPSA.

 

 

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria da Saúde do Ceará
(85) 3101.5221/ 3101.5220
www.saude.ce.gov.br
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/saudeceara