Ceará – Inscrições para o Fórum da Atenção Primária do Cariri terminam dia 15

Ainda há tempo para gestores, técnicos e profissionais da saúde se inscreverem no Fórum Macrorregional de Atenção Primária à Saúde do Cariri, que a Secretaria da Saúde do Estado realizará de 7 a 9 de agosto deste ano, no município do Crato. As inscrições podem ser feitas até segunda-feira, 15 de julho, nas Coordenadorias Regionais de Saúde (CRES) da Macrorregião de Saúde do Cariri, por meio de formulário padrão. São oferecidas quatro vagas para cada Coordenadoria, cinco por município e duas vagas para cada uma das demais instituições.

O Fórum reunirá gestores regionais e municipais de saúde, trabalhadores da saúde, representantes das instâncias de controle social, escolas de saúde do SUS, universidades, faculdades e Comissões Permanentes de Integração Ensino-Serviço, vinculados aos 45 municípios das CRES de Icó, Iguatu, Brejo Santo, Crato e Juazeiro do Norte, com público estimado de 300 participantes.

A Política Nacional da Atenção Básica e o papel da atenção primária como ordenadora das Redes de Atenção à Saúde e coordenadora do cuidado estão no centro dos debates do Fórum Macrorregional. Em três dias de trabalhos, o Fórum colocará em pauta o debate sobre Saúde na Família, Saúde Bucal, Núcleo de Apoio à Saúde na Família (NASF), Programa Saúde na Escola, Programa Academia da Saúde, Serviço de Atenção Domiciliar e Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica. Haverá, ainda, exposições e debates sobre saúde do idoso, saúde do adolescente, saúde do homem, saúde da mulher, alimentação e nutrição, saúde da criança e saúde do adulto. O Fórum será encerrado com a sistematização das discussões e os encaminhamentos.

Os municípios da Macrorregião poderão submeter relatos de experiências exitosas que contribuíram para o aprimoramento das ações no âmbito da Atenção Primária à Saúde, nos eixos da Gestão da Atenção Primária à Saúde, Saúde da Criança, do Adolescente, do Adulto, da Mulher, do Homem, do Idoso, Promoção da Saúde: Alimentação e Nutrição e Saúde Bucal.

Cada município poderá submeter até três experiências exitosas, em formulário on-line. A inscrição será realizada somente por meio do formulário eletrônico, até o dia 15 de julho, não sendo aceitas propostas encaminhadas por fax ou por e-mail. O relato deverá conter título, contextualização da intervenção, objetivos da intervenção, metodologia, resultados da intervenção, avaliação da intervenção e contribuições/implicações para a Atenção Primária à Saúde. Não é preciso apresentar uma redação em linguagem formal.

Porta de entrada do SUS

De acordo com a política nacional definida pelo Ministério da Saúde, a atenção básica deve ser o contato preferencial dos usuários, a principal porta de entrada e o centro de comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde. A nova Política Nacional da Atenção Básica atualizou conceitos na política e introduziu elementos ligados ao papel desejado da atenção básica na ordenação das Redes de Atenção. Articula, ainda, a atenção básica com importantes iniciativas do SUS, como a ampliação das ações intersetoriais e de promoção da saúde.

No Ceará, em março deste ano, o governador Cid Gomes anunciou novos investimentos de R$ 25 milhões para reforçar a atenção primária à saúde nos municípios. Já é a segunda vez que o governo Cid Gomes libera parcela expressiva de recursos para reforçar as ações dos municípios na atenção básica. A primeira liberação foi de R$26,6 milhões, que foram utilizados na construção de 150 Unidades Básicas de Saúde da Família em 150 municípios.

O Fórum Macrorregional de Atenção Primária à Saúde é uma iniciativa do Núcleo de Atenção Primária da Coordenadoria de Políticas e Atenção à Saúde (NUAP/COPAS), da Secretaria da Saúde do Estado, e é o segundo dos quatro planejados para o ano de 2013. O primeiro foi realizado na Macrorregião de Saúde de Fortaleza, em maio, com um público de 350 pessoas.

Assessoria de Comunicação da Secretaria da Saúde do Ceará
(85) 3101.5221/ 3101.5220
www.saude.ce.gov.br
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/saudeceara